Jogos da Superidade: Final e premiação aconteceram no sábado (18)

“Desde que comecei a participar dos jogos a vida melhorou muito. Formamos novas amizades, a pratica as atividades e a participação nos jogos dá uma animação e adrenalina, a gente esquece os problemas e fica novo de novo”. É assim o Leonel De La Torre de 71 anos e morador do bairro Jardim Itália sente-se ao participar do Projeto Superidade desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Assistência Social. Há 08 anos ele participa dos grupos de jogos que acontecem no Ivo Silveira. Nas disputas de 2017 ele e a equipe conquistaram três primeiros lugares. “O segredo é a união e a conversa do grupo. Além disso, quando um atleta erra, temos que aplaudir e não falar mal, isso é importante para não ficar nervoso na hora do jogo”, comentou.

Jandir Colatto tem 67 anos também participa do projeto e faz ginástica com o grupo no Ginásio Ivo Silveira há 12 anos. Ele sabe e conhece o valor que o esporte tem na vida. “Desde jovem eu pratico atividades físicas, mas é agora que sinto os resultados. Quando venho e participo dos jogos, me agito, tenho uma qualidade de vida melhor”, comentou. Segundo ele, o bom humor está no DNA, mas com incentivo fica ainda melhor. “Nos praticamos a atividade física uma vez por semana, mas com certeza nós queríamos mais, para fazer amizades e estar junto da comunidade”, esclareceu.

Jogos da Superidade

Eles são dois dos cerca de 550 atletas, divididos em 52 equipes que participaram das disputas dos 12º Jogos do Projeto Superidade de Chapecó. Os atletas tinham mais de 45 anos e participaram das disputas que começaram no dia 21 de outubro e seguiram até 18 de novembro. As modalidades disputadas foram Basquete Reloginho Competição, Basquete Reloginho Participação Misto, Voleibol Adaptado, Câmbio e Câmbio Misto. O encerramento dos jogos aconteceu no sábado (18) no Ginásio Ivo Silveira, e na programação teve aulão do Projeto Superidade e o Cerimonial de Encerramento com entrega de medalhas e troféus para os 1º, 2° e 3° colocados de cada equipe e modalidade. Além disso, foram homenageados o “Idoso e Idosa Destaque do Projeto Superidade 2017”. Os homenageados foram: Diva Meneghatti de 90 anos do bairro Santa Maria e Luiz Matiussi de 88 anos do bairro Bela Vista. Eles foram homenageados não por serem os atletas que mais pontuaram ou que mais ganharam medalhas, mas sim pelo empenho e dedicação, e que fazem a diferença dentro do grupo.

Projeto Superidade Chapecó

O Projeto Superidade é realizado pela Prefeitura de Chapecó, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e oferece desde 2005 atividades como ginástica, bocha e esportes adaptados para idosos. O objetivo do projeto é promover a prática de atividades físicas e estimular uma melhor qualidade de vida. Atualmente são atendidos 1.477 idosos, em 41 locais do município, com aulas duas vezes por semana em cada grupo. Os professores realizam com os grupos atividades de ginástica, recreação, alongamento, dança, jogos adaptados e brincadeiras.

Para participar do Projeto Superidade

Os idosos interessados em participar dos grupos gratuitamente, podem procurar a Secretaria de Assistência Social e fazer um cadastro. Para participar é necessário ter mais de 45 anos e ter atestado médico que libere a prática de atividades físicas. Também é possível procurar diretamente os ginásios e centros comunitários dos bairros onde as atividades são realizadas e conversar diretamente com os professores.

Resultados:

BASQUETE RELOGINHO PARTICIPAÇÃO MISTO ACIMA DE 130 PONTOS:

• 3° lugar: Jardim América – Jardim América.

• 2° lugar: Seminovos – Bela Vista.

• 1° lugar: Veteranos – Faxinal dos Rosas.

BASQUETE RELOGINHO PARTICIPAÇÃO MISTO ATÉ 130 PONTOS:

• 3° lugar: Lutadoras do Jardim do Lago – Jardim do Lago.

• 2° lugar: Ídolos da Melhor Idade – Alvorada.

• 1° lugar: Saúde é o que interessa - Belvedere.

BASQUETE RELOGINHO IDOSAS FEMININO:

• 2º lugar: Alerta – Ivo Silveira.

• 1º lugar: Bem Viver – Cristo Rei.

CÂMBIO MASTER FEMININO:

• 3° lugar: Divertidas - Jardim América.

• 2° lugar: Master Pink – Bela Vista.

• 1° lugar: São Cristóvão – São Cristóvão.

CÂMBIO IDOSOS MASCULINO:

• 3º lugar: Seminovos – Bela Vista.

• 2º lugar: Jardim América – Jardim América.

• 1º lugar: Ivo Silveira – Ivo Silveira.

CÂMBIO IDOSAS FEMININO:

• 3º lugar: Vida e Saúde – Jardim América.

• 2º lugar: Passo dos Fortes – Passo dos Fortes.

• 1º lugar: Palmital - Palmital.

CÂMBIO MISTO:

• 3º lugar: Mexa-se – Santa Maria.

• 2º lugar: Vida e Saúde – Jardim América.

• 1º lugar: Vamo Vamo Chape – Ivo Silveira.

VOLEIBOL ADAPTADO IDOSAS FEMININO

• 3º lugar: Alerta – Ivo Silveira.

• 2º lugar: Palmital - Palmital.

• 1º lugar: Passo dos Fortes – Passo dos Fortes.

VOLEIBOL ADAPTADO MASTER FEMININO

• 3º lugar: São Cristóvão – São Cristóvão.

• 2º lugar: Master Pink – Bela Vista.

• 1º lugar: Amigas – Parque das Palmeiras.

VOLEIBOL ADAPTADO IDOSOS MASCULINO

• 2º lugar: Seminovos – Bela Vista.

• 1º lugar: Ivo Silveira – Ivo Silveira.