Chapecó contabiliza 28,8 kms de asfalto recuperados

Nova Avenida Nereu Ramos será oficialmente entregue no próximo dia 25, às 10hs

Com a conclusão das obras na Avenida Nereu Ramos, o maior Programa de Recuperação Asfáltica do Estado de Santa Catarina já contabiliza 28,8 kms de asfalto recuperados em Chapecó. Os trabalhos contemplam a recomposição total do pavimento nas principais ruas, avenidas e acessos da cidade. Somente na Nereu Ramos, foram reconstituídos 5,5 kms, totalizando um investimento de R$ 6,6 milhões. As obras de recape incluem os seguintes serviços:

• Remendos profundos;
  • Remendos superficiais;
  • Fresagem;
  • Ajustes de meio-fio;
  • Sinalização vertical e horizontal;
  • Revisão da drenagem urbana;
  • Implantação de dispositivos de acessibilidade.

Na Avenida Nereu Ramos, em função de um problema histórico de alagamento na região sul, no bairro Seminário, o trabalho foi mais complexo e o cronograma precisou ser prorrogado nesse trecho. “Diante da necessidade e atendendo a um pedido dos moradores, além dos serviços de drenagem em 3.600 metros, realizamos cerca de 30 metros de Galeria no Lajeado Palmital. Sabemos que por se tratar de uma obra complexa, os transtornos foram inevitáveis. Agradecemos a compreensão de todos, e agora, temos a grata satisfação de entregar no sábado mais essa importante obra de mobilidade, 100% concluída”, destacou o Prefeito Luciano Buligon.

Asfalto novo, morador satisfeito

A nova Avenida Nereu Ramos se tornou mais uma via rápida com o novo recapeamento asfáltico e sinalização. Como se trata de uma rua estruturante, a obra contemplou a cidade inteira. Além disso, a Nereu é a principal via de acesso à região Sul de Chapecó, beneficiando diretamente os moradores dos bairros Seminário, Universitário, loteamentos Monte Castelo e Expoente, e comunidades próximas à Linha Água Amarela.

No bairro Seminário, empresários, estudantes e professores das Instituições de Ensino Superior às margens da Nereu já sentem a diferença no tempo de deslocamento, na segurança em trafegar, na movimentação do comércio local e na acessibilidade. Juliana Andriolli Baldissera, proprietária de uma loja de confecções, lembrou das dificuldades enfrentadas pela população antes da obra, principalmente em dias de chuva. “Os pais e professores chegavam a colocar tábuas para as crianças atravessarem a rua e acessarem a escola. Agora ficou 100%”, contou a comerciante. Juliana comentou também dos avanços na acessibilidade. “A gente percebe como melhorou, principalmente para os cadeirantes do bairro. Sem contar que a rua está muito mais bonita e nossos clientes chegam mais facilmente”, completou.

Sócio proprietário de um mercado às margens da Nereu, Liersan Erdmann, também está comemorando a obra. Ele comentou que muitos clientes do centro que haviam deixado de comprar no comércio dele em função da má conservação do asfalto, agora estão voltando. “O acesso está muito melhor, ficou bom mesmo, excelente! Antes tava feio, quem podia desviava. Agora com o acesso bom, percebemos que a clientela, principalmente do domingo, está voltando. Além da obra valorizar nosso comércio”, completou.

Balanço

Pela cidade, 28,8 kms já foram 100% recuperados, contemplando as Avenidas São Pedro, Getúlio Vargas, Irineu Bornhausen, Nereu Ramos, Attilio Fontana e Fernando Machado, além das ruas Rio de Janeiro, João Martins, Condá, Antônio Morandini, Gonçalves Dias, São João, Martinho Lutero e Licínio Córdova. Os recursos são provenientes de uma parceria entre a Prefeitura de Chapecó e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Fundo Social e do Badesc, Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina.

O Programa de Recuperação Asfáltica de Chapecó foi o primeiro sinal de que a Prefeitura começou a colocar em prática as ações do Plano de Mobilidade Urbana, elaborado por técnicos do Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina, e que está preparando a cidade para o próximo centenário. “Asfalto novo significa mais mobilidade urbana, maior fluidez no trânsito, menos desgaste nos veículos, maior embelezamento da cidade e mais qualidade de vida para a população. Sabemos que os benefícios compensam os transtornos, que são inevitáveis durantes as obras. Agradecemos a compreensão da população. Aos poucos vamos melhorando a infraestrutura das nossas ruas no centro e nos bairros”, concluiu o Prefeito, Luciano Buligon.