Inovamente oferece Curso de Mecânica Básica em Chapecó

Teve início nesta semana o Curso de Mecânica Básica para jovens de 16 à 21 anos, oferecido no serviço Inovamente, em Chapecó. A capacitação, ministrada pelos integrantes do Núcleo de Auto Mecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) é oferecida por meio de parceria do Inovamente com PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), ACIC, Prefeitura de Chapecó, Secretaria de Assistência Social, SENAI e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Estiveram presentes na abertura do curso, segunda-feira, dia 21, integrantes do Núcleo de Auto Mecânicas, o presidente da ACIC, Nelson Akimoto, o diretor de Relações com Associados da ACIC, Genuino Simioni, a secretária municipal de Assistência Social Elisiani Sanches, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social Claudinei Marques, o coordenador regional do CIEE/SC Gabriel Vinícius Reisdorfer , o coordenador do INOVAMENTE Wagner Barzotto e a coordenadora do PETI Carolini Paula dos Santos.

“A iniciativa tem por objetivo qualificar profissionalmente adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa em meio aberto ou que se encontram em situação de trabalho infantil e vulnerabilidade social para o ingresso no mercado de trabalho de forma qualificada.” explicou a coordenadora Carolini.

Além do conhecimento técnico, o CIEE fará uma formação comportamental, com o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho).

A secretária Elisiani Sanches explicou que: “O Inovamente tem como público alvo do serviço adolescentes de 12 a 18 anos e, excepcionalmente, jovens até 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, com famílias residentes no município de Chapecó-SC, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude.”

Em Chapecó, os atendimentos no Serviço de Medidas Socioeducativas já eram executados pela Secretaria de Assistência Social – SEASC nos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social CREAS I e CREAS II, porém, devido a demanda apresentada e para dar mais efetividade e diminuição da reincidência de atos infracionais, os serviços foram unidos, visando criar um processo inovador e o primeiro em nível de Estado e o terceiro em nível de Brasil.

Todo o projeto é acompanhando pela Vara da Infância e Juventude e Ministério Público, que contribuíram com importantes considerações para a construção do projeto. Além disso, está recebendo importante apoio do PROPAZ - Programa de Reconstrução Orgânica da Paz. O PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em parceria com o Sistema S, Prefeitura e Universidades.