Programa Arte Cidadã abre portas para o futuro de jovens chapecoenses na arte

O Programa Arte Cidadã e a Orquestra Sinfônica de Chapecó são iniciativas da Prefeitura Municipal de Chapecó no ensino gratuito da arte e da cultura. Com aulas/ensaios em diversos espaços descentralizados do município, além de promoverem a iniciação de muitos chapecoenses no universo artístico, também abrem portas para o futuro e para a carreira profissional que esses jovens seguirão.

Exemplo disso é Rafael Pagani, de 17 anos. Ele ingressou na música através do piano, mas foi no violino que encontrou o instrumento certo para o seu futuro. “Desde criança fiz aulas de inicialização musical e piano, até que aos 8 anos ingressei no curso de violino, que era um instrumento que sempre gostei muito do som”, declarou Pagani.

Ele conta que seu primeiro contato com o Programa Arte Cidadã foi quando, há 7 anos, ingressou na Orquestra Sinfônica de Chapecó sendo aluno da Escola de Artes. Em 2017, ingressou no Programa como aluno e, a partir disso, começou a ver a música como perspectiva de futuro profissional. “Desde o meu ingresso no Arte Cidadã comecei a me dedicar mais ao violino e percebi que podia levar essa carreira profissionalmente”.

Agora, Pagani prepara-se para ingressar no Curso de Bacharelado em Violino na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Maringá-PR. Segundo ele, o processo de seleção não foi fácil e envolveu duas etapas antes do vestibular. “Primeiro é feita uma prova prática sobre o instrumento, geralmente presencial, mas nesse ano foi por vídeo, e após uma prova teórica. Só depois de aprovado nessas etapas que se passa ao vestibular”, explicou. Ele também conta que, no futuro, pretende atuar como músico de orquestra, “meu grande sonho é ser músico profissional de orquestra”.

Pagani prepara sua mudança para Maringá e a despedida como aluno do Arte Cidadã e integrante da Orquestra Sinfônica. No próximo sábado (17), ele se apresentará num recital para a família e professores, com capacidade máxima de 20 pessoas, às 19h30m, na Escola de Artes de Chapecó, espaço que tem abrigado muitas atividades do Programa Arte Cidadã enquanto o Centro de Cultura e Eventos está destinado às estruturas contra a pandemia de Coronavírus.

As matrículas para o segundo semestre do Programa Arte Cidadã serão entre os dias 27 e 29 de julho, segundo quadro de horários abaixo, somente por entrevista telefônica pelo número (49) 2049-9133. Serão oferecidas vagas nos cursos de violão, violino, violoncelo, viola de arco, contrabaixo acústico, percussão, bateria, coral, trompete, trombone, trompa, tuba, flauta doce, clarinete, oboé, fagote, teatro. Os interessados, ou responsáveis por menores de idade, devem ter em mãos na hora da entrevista os documentos pessoais, comprovante de residência, endereço eletrônico e dados escolares de quem fará o curso. Outras informações através do mesmo telefone para matrículas.

Horários de matrícula:

27/07: 19h30m – 21h30m