Background

Notícias

Abertura do “Natal da Família” será no próximo domingo

Compartilhar

Durante um mês a Praça Coronel Bertaso vai ser a casa do Papai Noel, com uma programação especial voltada à família chapecoense. A abertura oficial do “Natal da Família” está marcada para o domingo, dia 3 de dezembro, às 20h40”.

Este ano a cerimônia conta com o Espetáculo “Memórias de Natal”. Composto por cerca de 300 artistas da Escola de Artes, Programa Arte Cidadã e Orquestra Sinfônica e Coro de Chapecó, o Espetáculo traz para a comunidade as memórias que fazem parte da história do povo chapecoense, levando para o palco os talentos da nossa cidade, envolvendo as artes da música e da dança.

A noite será marcada pelo acendimento das luzes natalinas. Neste ano serão cerca de 800 mil microlâmpadas de Led, sendo 300 mil na Praça, 150 mil pela Avenida Getúlio Vargas, e ainda 350 mil microlâmpadas comporão a “Rua Dançante”, uma das principais atrações desta edição.

Inspirada no natal da cidade de Malaga, no Sul da Espanha, a Rua Dançante terá mais de 400 canais que possibilitam a criação de diferentes movimentos. A atração foi desenvolvida com uma tecnologia especial para comemorar os 100 Anos de Chapecó, está sendo estruturada no largo da Catedral Santo Antônio, por 48 metros, e prevê muitas as emoções, com show de luzes todas as noites.

A decoração, neste ano, traz como inspiração temática o branco da paz representado pela neve. Após uma pesquisa histórica sobre os registros de nevasca em Chapecó, ocorridos em dois anos nas décadas de 60 e 80, se trabalhou no decorrer do ano em um projeto cenográfico, voltado ao lúdico e à imaginação, em cores brancas, trazendo a simbologia da paz, com objetivo de despertar o encantamento, principalmente das crianças.

“O projeto de natal deste ano traz o aconchego entre as pessoas, e pretende despetar bons sentimentos como o amor, a união, a fraternidade e a paz. Queremos que os chapecoenses e os visitantes, façam uma pausa na sua rotina, vivenciem tudo o que preparamos com muito carinho e voltem para as suas casas melhores do que chegaram, e encantados com a magia do natal”, disse o Prefeito Luciano Buligon.

A casa do Papai Noel da CDL também está instalada na Praça Coronel Bertaso, e estará aberta durante todo o mês de dezembro. O bom velhinho circulará ainda nos bairros, com chegadas marcadas para o dia 9 de dezembro, às 10h no Bairro São Pedro e às 15h30 na Grande Efapi. No dia 10 de dezembro às 10h no Bairro Vila Ricas e às 16h30 no Bormann.

Apresentações Culturais

Além da decoração que tradicionalmente encanta Chapecó e todos os seus visitantes, a comunidade será agraciada com apresentações artístico-culturais. Entre elas o Encontro de Bandas e Fanfarras das escolas de Chapecó, no domingo, dia 9/12, às 14h, na Avenida Getúlio Vargas. No dia 13/12, quarta-feira, às 21h, a Orquestra Sinfônica percorrerá a Avenida levando a música clássica para a rotina dos chapecoenses. Além destas, uma extensa programação artística, com apresentações do dia 4/12 ao dia 20/12, acontecerão todas as noites, na Praça Coronel Bertaso, em Frente ao Museu de História e Arte e no Calçadão da Rua Benjamin Constant.

Desfile Natalino

O tradicional Desfile Natalino reunirá entidades sociais, recreativas e culturais, associações de apoio a pessoas com deficiência, clubes de serviço grupos folclóricos e organizados pela comunidade e órgãos públicos, está marcado para o dia 17/12, às 21h, percorrendo a Avenida Getúlio Vargas até o Ecoparque. Para os interessados em participar, as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de dezembro, pelo email culturaprojetos@chapeco.sc.gov.br. Outras informações pelo telefone 33191010.