A aluna Anita Bonato Ribeiro, de apenas 4 anos, já sabe muitas coisas sobre o sistema solar. Aprendi que no espaço tem muitas estrelinhas, planetas, o sol. Nós já fizemos o foguete, saímos da terra e fomos à lua, conta. Ela, com a turma do maternal do Centro de Educação Infantil Municipal Criança é Esperança, no Bairro São Cristóvão, está participando do Projeto Uma viagem no universo, que traz muita informação e conhecimento.
A ideia em trabalhar a temática surgiu após a professora Andrea Portilliotti observar a inquietude dos seus alunos, seus interesses e curiosidades pelo céu. A partir daí foram desenvolvidas inúmeras atividades sobre a cidade, os mapas, o globo, o sistema solar e o tudo que o compõe. As ações, além de ajudarem os pequenos a se localizarem no nosso planeta, trouxeram muitas novidades.
De acordo com a professora, as crianças tiveram a oportunidade de compreender um pouco mais sobre as principais características do sistema solar. Eles se envolveram com entusiasmo nas atividades de maneira lúdica e interativa, transformando situações de brincadeira em aprendizagem. Realizaram diversas atividades que enriqueceram e acrescentaram muito no seu desenvolvimento integral, conta.
Para deixar o projeto lúdico e despertar ainda mais o interesse das crianças, foram pendurados planetas e estrelas pelo teto, organizado um espaço na sala de aula com luzes especiais, painéis, histórias infantis, e ainda um foguete com material reciclável. Além disso, demonstraram os movimentos de rotação e translação do planeta terra, construíram uma via láctea entendendo a posição que cada um ocupa e um foguete com caixa de papelão do tamanho dos alunos, para que pudessem interagir e brincar de faz de conta.
Para a Secretária de Educação, Sandra Galera, esta é uma temática muito importante para ser abordada ainda na Educação Infantil, visto que ao trabalhar tais assuntos, estimula o gosto das crianças pela ciência, além de torná-los adultos curiosos e conscientes dos problemas de nosso planeta.