Programa Água Boa beneficia área rural do Município

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, encerra o ano beneficiando mais de 790 famílias do interior de Chapecó com água de qualidade para o consumo humano. As comunidades do interior estão sendo atendidas com a construção de poços profundos, fontes e redes de distribuição de água.

A iniciativa começou em 2014 e conta com os moradores como aliados nesta força tarefa por água potável no interior. O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Valdir Crestani, conta que no caso dos poços artesianos, para viabilizar as obras as equipes da Secretaria realizam a perfuração dos poços e das valas. Já os moradores, são responsáveis pela aquisição da bomba, da caixa de armazenamento e do sistema e encanamento. “Levar água até as propriedades rurais é uma prioridade de Governo. E nesse sistema de parceria entre Prefeitura e moradores, toda a comunidade é beneficiada com água de qualidade e em abundância, incentivando a permanência do homem no campo”, explica Crestani.

Este ano para contemplar o maior número de propriedades rurais as ações foram dividas por regiões: Distritos de Alto da Serra, Marechal Bormann e Linha Baronesa da Limeira. Cada região abrange em média dez comunidades e conta com equipes de trabalho para realizar os serviços. A região da Baronesa foi a que teve o maior número de famílias atendidas. O projeto de abastecimento de água pelo Aquífero Guarani foi elaborado para atender 350 famílias, e até o momento já atendeu 180 de sete comunidades que compõe essa abrangência. Conquista importante também para quem mora nas Linhas Sossego, Palmital dos Fundos, Scussiato, Pedro e Paulo e Tormen, com a perfuração de poços artesianos (profundos), onde 210 famílias foram contempladas em 2017. Números positivos também quanto às fontes de água foram criados 62 novas, beneficiando assim 140 famílias de cinco comunidades diferentes. “O trabalho realizado pela Secretaria muda a realidade e a qualidade de vida de muitas famílias do interior no município. Traz uma vida mais digna para os moradores. Por isso, o nosso trabalho não para, no próximo ano as nossas ações seguem com o objetivo de levar água para todos”, reforça o Secretário.

Outra ação que ajudou a mudar a vida de muitas famílias foi através da construção de Redes de Água, que neste ano atendeu 95 famílias. Uma delas foi a do Adriano Silva, que há um ano mora na Linha Sossego. “Antes da instalação da rede, era comum chegar em casa e não ter mais água, situação que fica complicada quando se tem filhos pequenos. Mas agora, poder abrir a torneira a qualquer hora e ter ali água de qualidade é sem dúvidas um ganho pra minha família e pra toda a comunidade”, ressalta o trabalhador.

Para dar continuidade aos trabalhos a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente planeja iniciar o próximo ano com um roteiro pelas comunidades e assim expandir o Programa e levar água de qualidade para diversas famílias dá área rural do Município.