Background

Notícias

Educação produz vídeo em homenagem ao Dia Nacional do Surdo

Compartilhar

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

A Secretaria Municipal de Educação através do Setor de Educação Especial produziu um vídeo juntamente com as professora bilíngue Ana Paula Soares de Oliveira Wieczynski e a professora da turma do terceiro ano, Silvana de Oliveira Batista, em homenagem ao dia do surdo. O vídeo é interpretado pela aluna surda Júlia Carolina Talgatti através da língua de sinais (LIBRAS) e traduzido por sua colega de turma Flávia Crystine Bastos, da EBM Mirian Elena Meyer. As alunas contam como surgiu a primeira escola de surdos e falam da importância dessa data para a comunidade surda. Além de explicar que a surdes não é doença e que uma pessoa surda consegue desenvolver-se perfeitamente em qualquer ambiente.

No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos.

“A inclusão é algo que buscamos todos os dias nas nossas escolas, tão importante quanto à inserção das crianças no meio escolar é dar condições dignas de aprendizagem e desenvolvimento, seja qual for a sua deficiência”. Disse a Secretaria de Educação Astrit Tozzo.

Percebemos claramente a inclusão em nossas escolas através da fala da professora Ana Paula Soares de Oliveira Wieczynski quando diz que “ser professora bilíngue da Julia esse ano, tem sido um experiência incrível e com certeza o aprendizado é mutuo. Todos os dias são dias de novas descobertas. Na sala de aula onde a Julia está inclusa temos um calendário adaptado em Libras, e no início de todo mês eu reorganizo as datas, e neste mês ela percebeu que o dia 26 estava destacado, então me perguntou o porquê e expliquei que dia 26 de setembro é comemorado o dia do surdo, e juntamente com a professora instrutora da sala de recursos fomos explicando sobre o significado desse dia para a comunidade surda, a professora surda trabalhou também com toda a turma explicando a história e porque da escolha deste dia. Essa turma do terceiro ano da escola EBM Mirian Helena Mayer é incrível, não há barreiras na comunicação, eles buscam interagir e brincar juntos de forma natural, sempre me perguntam novos sinais para que possam nos comunicar melhor com a Julia. Quando recebemos o convite para fazer o vídeo a Julia ficou muito empolgada, treinamos na escola, ela treinou em casa também com auxilio da mãe, que me relatou que teve que fazer uma escova no cabelo dela porque ela queria estar bonita e bem arrumada no dia da gravação. Amamos participar, e esperamos que o vídeo ajude as pessoas a entenderem melhor o porquê do dia do surdo”.