Background

Notícias

Exposições gratuitas à comunidade

Compartilhar

Você já conhece o Museu de História e Arte Antonio Selistre de Campos (MHAC)? Esta é uma ótima oportunidade para visitar o espaço que oferece três exposições com entrada gratuita à comunidade. As mostras trazem temáticas distintas e oportunizam o acesso a arte e à cultura. Os assuntos abordados estimulam a atualização de informação, a busca pelo conhecimento e o pensamento crítico.

Em sua exposição contínua o Museu traz a história dos 100 Anos de Chapecó a partir do trabalho denominado “Chapecó, rios de cultura e memória”. Dividida em salas distintas, com grande apelo visual utilizando-se de cores primárias, os ambientes abordam os eixos temáticos: política, economia e cultura. Pensada em um formato diferenciado e atual, aborda fatos históricos importantes e foi desenvolvida a partir de uma extensa pesquisa realizada por técnicos, museólogos, historiadores, artistas visuais e estagiários de áreas específicas.

Compõe a Mostra permanente, fotografias, mobiliário, textos, objetos e obras de arte, que integram momentos históricos. O objetivo é oportunizar aos visitantes o acesso ao conhecimento, por meio da história e da arte, além de despertar o interesse da comunidade para este espaço público.

“Todo o cidadão tem uma história e conhecê-la é muito importante para saber de onde veio, como chegou até aqui, para onde querer ir. O Museu é um espaço público, é da comunidade e queremos que os chapecoenses apropriem-se deste espaço e utilizem tudo que ele pode oferecer”, enfatiza o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

História dos Museus de Chapecó

Para os interessados em aprofundar a conhecimento sobre a história dos museus em Chapecó, a Exposição “Descontinuidades: espaços museológicos públicos de Chapecó”, conta a trajetória dos museus públicos do Município, trazendo o impacto e a importância das políticas públicas na preservação dos bens culturais e da memória local.

A Mostra traz as memórias divididas em cinco etapas, a primeira coleção, a criação da lei, a sede, as mudanças de espaço e a disposição nos dias atuais, fazendo uma viagem pela trajetória da instituição, a partir de objetos, imagens e recortes de jornais. A curadoria do projeto é do Artista Visual Ricardo Garlet junto com o Historiador Cledir Girotto.

Debates atuais

Para quem acha que museu traz somente informações do passado pode surpreender-se com a mostra “Reverberações Visuais”, que ocupa o espaço de exposições temporárias no prédio. Realizada em parceria com o Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa), a exposição traz a temática do HIV para debate. Desenvolvida a partir do resultado artístico do 1º Concurso de Artes Visuais do projeto “Faça Parar a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o HIV/Aids”, o espaço traz ilustrações de alunos de escolas públicas.

Dentre os objetivos do trabalho está estimular o debate sobre a Aids, incentivar o pensamento crítico, a valorização da vida, utilizando a arte como ferramenta de expressão para despertar a iniciativa do auto cuidado e do uso do preservativo.

A ideia em trabalhar esta temática com adolescentes e expor o resultado em um espaço público de fácil acesso à comunidade, e chamar a atenção para números agravantes divulgados pela Unicef, de que a cada hora 29 adolescentes e jovens de 15 a 19 anos infectados pelo vírus HIV.

Visitação

O Museu está aberto para visitação até o dia 22 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Sábados e domingos das 14h às 17h. A partir de janeiro o horário será de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O espaço ainda traz a opção de visita mediada, que promove o intercâmbio de experiências, troca de conhecimentos e percepções, realizada com agendamento prévio pelo número de telefone 3321 8509 ou ainda pelo e-mail museutecnico@chapeco.sc.gov.br .