A situação vivenciada pela pandemia fez com que a Secretaria de Educação do Município de Chapecó estrutura-se para toda a rede o projeto Tecnologias na Educação: práticas exitosas, criatividade e protagonismo em evidência.
O objetivo é reconhecer e apreciar as práticas exitosas e criativas durante o processo de ensino e aprendizagem, que evidenciem o protagonismo de alunos/crianças e professores, através do uso das tecnologias, em diferentes situações e contextos na Rede Municipal de ensino de Chapecó - SC, legando notoriedade e compromisso com a Educação de Excelência ofertada.
De acordo com a coordenadora do EJA, Cléria Inês da Silva, o distanciamento entre professores e alunos durante a pandemia modificou drasticamente as práticas pedagógicas nas aulas da Educação de Jovens e Adultos, estabelecendo novas possibilidades e oportunidades para demonstrar a interatividade e a criatividade tanto de professores quanto dos alunos. Em muitos casos, encontraram no protagonismo oportunidades de experimentar, testar, praticar e incorporar ferramentas tecnológicas até então pouco utilizadas no âmbito da sala de aula e instituição educativa, como prática essencial no planejamento e metodologias de trabalho. Com a disponibilidade de equipamentos básicos como computadores, notebook, celulares, internet, as ideias e a motivação foram ganhando espaço no ambiente da sala de aula, efetivando de forma prazerosa o ato de ensinar e aprender.
Com o intuito de fortalecer a efetivação das aprendizagens propostas no Currículo Escolar para todos os alunos da EJA e a relevância das metodologias de trabalho com o uso das tecnologias como ferramenta, considera-se relevante a socialização das experiências vivenciadas pelo grupo de Professores e Coordenadores na EJA. Desta forma a socialização destas experiências serão realizadas em três etapas, onde os diversos Componentes Curriculares terão a oportunidade de socializar com toda a equipe da EJA as práticas inovadoras, desafiantes e exitosas desenvolvidas ao longo do processo, enriquecendo a formação pedagógica docente e culminando com a escolha de uma prática significativa para participar a nível municipal com as demais modalidades de ensino.