Background

Notícias

Sábado D é focado na saúde da mulher e multivacinação

Compartilhar

No próximo dia 16 teremos a segunda edição do Sábado D da Saúde em Chapecó, com atendimento nas 26 unidades dos bairros e interior, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Os serviços oferecidos serão os seguintes: coleta de exames preventivos agendados e de livre demanda; solicitação e agendamento de mamografias de rastreamento; atualização de cadastros; pesagem do Bolsa Família; testagem rápida para sífilis, HIV, hepatite B e C; atualização da carteira de vacinação de 0 a 14 anos. As coletas na linha Cachoeira serão pela manhã e, no Goio-Ên, à tarde. Para a Campanha de Multivacinação os dois postos estarão abertos nos dois turnos.

De acordo com a Gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Angelina Galupo, o foco desta edição é na Saúde da Mulher, dentro da programação do Outubro Rosa, e também na Campanha de Multivacinação.

Além disso haverá um mutirão de cirurgias odontológicas que atenderá 60 pacientes agendados previamente e referenciados pelos dentistas das unidades básicas de saúde. A especialidade de Cirurgia Oral Menor mobilizará seis equipes odontológicas e demais profissionais de apoio. Ocorrerá das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h no Centro de Especialidades Odontológicas.

De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, Luiz Carlos Balsan, o Dia D foi criado com o objetivo de oferecer atendimento ampliado para demandas que ficaram reprimidas durante a pandemia e também propiciar horários extras para as pessoas que têm dificuldade de buscar os serviços de saúde durante a semana.

Na primeira edição, em outubro, cerca de mil pessoas foram atendidas. Em novembro terá uma nova edição, no dia 20, focada na saúde do homem.