Ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Chapecó está mais próxima

O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, participou na noite desta terça-feira (19-12) de cerimônia no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil para oficializar o que era aguardado com muita expectativa. Entre 11 aeroportos regionais do país, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso será contemplado com o aporte de R$ 10,6 milhões para investimentos em reforma e ampliação do Terminal de Embarque e Desembarque de Passageiros, além de adequação do acesso viário. Foi o único aeródromo do sul do país a ter o projeto aprovado para receber investimentos ainda em 2018 do Programa de Aviação Regional.

Na solenidade, o Ministro Maurício Quintella assinou 11 Termos de Compromisso com aeroportos regionais, totalizando sete Estados que vão receber R$ 212,4 milhões para a execução de obras de reforma, ampliação, aquisição de equipamentos, sinalização e melhoria da infraestrutura desses terminais. Os recursos serão provenientes do Ministério dos Transportes e, no caso dos aeroportos de Tocantins, Goiás, São Paulo e Santa Catarina (Chapecó) haverá uma contrapartida por parte dos governos municipais (TO e GO) ou estaduais (SP e SC).

No caso específico do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso serão R$ 8,5 milhões do Ministério dos Transportes (79,98%) e R$ 2,1 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Infraestrutura (20,2%). “A obra vai possibilitar que possamos dobrar o espaço físico do nosso Terminal. O bom é que assinamos o Termo ainda no orçamento de 2017, o que vale dizer que poderemos ter ainda no início de 2018 a autorização para licitar a obra”, comemorou o Prefeito.

O prazo inicial estabelecido no Termo é de 605 dias. “Importante destacar que esse foi um trabalho de muitas mãos, Prefeitura de Chapecó, Secretaria de Infraestrutura do Estado, com o apoio do Governador Colombo, Secretaria Nacional de Aviação Civil e Câmara de Vereadores. Ainda em fevereiro desencadeamos o processo de contratação da empresa para elaborar um projeto de ampliação viável e, concomitantemente, conseguimos a autorização Legislativa para criar o ambiente jurídico e buscar a Modernização Administrativa por meio das concessões. Com esses investimentos, vamos deixar nosso Aeroporto mais atrativo para a iniciativa privada e, principalmente, proporcionar mais conforto e qualidade no atendimento ao cerca de meio milhão de usuários/ano”, destacou Buligon.