Secretaria de Educação reúne gestores

A secretaria de Educação de Chapecó reuniu na manhã desta quinta-feira, no auditório da Prefeitura Municipal, os gestores e vice-gestores dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) e Escolas Básicas Municipais (EBMs).

De acordo com a secretária de Educação, Astrit Tozzo, o objetivo foi alinhar o ano letivo de 2022 e preparar as ações para a retomada das aulas. Os professores voltam dia 7 de fevereiro e, os alunos, no dia 9 de fevereiro.

“Nosso objetivo é capacitar os gestores e professores, melhorar a qualidade e os índices da educação em Chapecó”, disse Astrit. Ela afirmou que o município está investindo em celulares, computadores, material escolar, cursos de formação e melhoria da estrutura física.

O número de unidades escolares vai passar de 86 para 90. No dia 9 de fevereiro serão inauguradas as novas escolas do New Villas, no Efapi, e Thereza Baldissera no Seminário.

O prefeito João Rodrigues disse que também serão construídas uma nova escola no Bairro Desbravador e a Creche Crianças do Agro Mário Lanznaster, no Efapi, para mais de mil crianças. A creche do bairro Santa Maria também será ampliada, de 260 para 500 vagas.

“Nós recebemos escolas abandonadas, em que chovia dentro. Estamos investindo na reforma das estruturas atuais, construindo novas e valorizando os servidores municipais. Amanhã vamos pagar a folha, dentro do mês, já com a reposição da inflação (cerca de 10%) mais ganho real de 1%. Nós vamos melhorar e muito a educação da rede pública de Chapecó”, disse o prefeito.

A gestora da EBM Cyro Sosnoski, Adiana Lúcia Ferreira, disse que o momento é de organizar o início das aulas.

“Estamos organizando a equipe pedagógica e nos preparando para receber bem a comunidade. É importante também a capacitação e a qualificação dos professores. Estamos preparados e mais adaptados para receber os alunos com segurança, seguindo as recomendações do PlanCon”, destacou a gestora.