Na terça-feira (06) aconteceu no Radar Meteorológico de Chapecó um encontro para formação do GRAC - Grupo de Respostas e Ações Coordenadas. A intenção é organizar um grupo para atuação de resposta e ações dentro do municÃpio nos momentos de desastres.
O grupo é formado por órgãos de segurança pública: Corpo de Bombeiros, PolÃcia Militar, PolÃcia Civil, PolÃcia Ambiental, SAMU, Prefeitura, CASAN e CELESC e outros órgãos. O objetivo do encontro foi definir ações e estratégias organizadas para que em momentos de desastres, cada órgão e entidade saiba como agir de maneira ágil e eficaz em harmonia com os outros órgãos que fazem parte do grupo.
Ficou definido na reunião que o local de encontro e concentração do grupo será o Radar Meteorológico. Na próxima reunião, o grupo participará de um Simulado de Mesa. Nesse dia, algum desastre será apresentado aos membros que deverão, dentro de cada entidade ou grupo, realizar as ações para tentar solucionar os problemas que envolvam a cada um.
Nos momentos de desastres a emergência é atendida com prioridade e depois as demais ações vão acontecendo. Por exemplo, se em um momento de tragédia falta energia elétrica no Radar Meteorológico, a prioridade é que a luz seja reestabelecida primeiro no radar e depois reestabelecer o restante da cidade.
Cada órgão do GRAC tem sua função em momentos de desastres, mas elas precisam acontecer de maneira organizada para que tudo seja reestabelecido o mais rápido possÃvel. O SAMU e o Corpo de Bombeiro atende a resposta a feridos, resgate, busca e salvamento; PolÃcia Militar e Guarda Municipal cuidam do trânsito; Infraestrutura desobstrução de vias.