O trabalho de combate ao mosquito da dengue está intenso nesta semana em Chapecó. Nesta quarta-feira foram realizadas 1.116 visitas no bairro Eldorado, com a participação de mais de 50 Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. E nesta quinta-feira, a partir das 7h, será feita aplicação de UBV, mais conhecido como fumacê, nos bairros Eldorado, Belvedere, Líder, Cristo Rei e Presidente Médici. Também está prevista aplicação no bairro Santa Maria, nas proximidades do Hospital Regional do Oeste, ainda nesta semana.
A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Karina Giachini, informou que no mutirão do Eldorado foram inspecionados 2.640 depósitos, sendo eliminados 1.187, que seriam potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Foram realizados 36 tratamentos com larvicida. Vedadas e tratadas 31 cisternas e caixas de água. Houve o recolhimento de 13 pneus. Também foram 45 denúncias e termos abertos para adequação.
A Guarda Municipal de Chapecó auxiliou com o drone na vistoria dos locais de difícil acesso. Em 2022 foram registrados 153 focos e 15 casos de dengue em Chapecó, sendo sete deles no bairro Eldorado.
A Vigilância em Saúde Ambiental orienta os moradores para que, durante a aplicação do fumacê, tome as seguintes medidas:
-Abrir portas e janelas das residências;
-Proteger animais domésticos e colméias;
-Cobrir aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação;
-Recolher roupas do varal;
-Após a aplicação lave frutas e verduras antes de consumi-las;
-Não deixe alimentos ou bebidas expostos durante a aplicação;
-Levante colchas das camas, cortinas, locais a casa que servem de abrigo para o mosquito, além de arredar armários e sofás.
-Não fique em cômodos fechados, procure um local arejado durante a aplicação do inseticida;
-Evite ficar próximo do veiculo de UBV para não ter contato com o produto.