Inicia curso de formação para Atendimento Educacional Especializado em Chapecó

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Educação Especial, promoveu nesta quarta-feira a primeira Formação Continuada do ano de 2022 para os docentes da sala de recursos multifuncional (SRM), professores e instrutores de LIBRAS, que atuam no Atendimento Educacional Especializado. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Educação.

O objetivo da capacitação foi abordar com os docentes o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no processo de inclusão escolar, bem como, as atribuições e organização dos documentos da SRM, além de orientação sobre encaminhamentos realizados ao setor de Educação Especial.
Na oportunidade, foi apresentado o documento orientador, o qual subsidia o processo inclusivo da Rede Municipal de Educação. De acordo com a gerente de Educação Especial, Jucilei Aparecida Blanger Perin, o professor do AEE é um profissional imprescindível para a concretização e a conquista da inclusão dos estudantes com deficiência, matriculados nas escolas regulares. Elizabete Silveira Dias Andrade, coordenadora do setor, pontua que esses profissionais fomentam a valorização do trabalho colaborativo, das diferenças e das potencialidades dos estudantes, uma vez que, ele identifica, organiza e planeja, a fim de eliminar barreiras no processo de ensino-aprendizagem e garante o pleno acesso e participação de todos os estudantes na escola regular.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, explica que “esses profissionais são fundamentais para promover uma cultura de inclusão e proporcionar uma reflexão a toda comunidade escolar sobre a necessidade de valorização das diferenças”.