Gestores da Rede Municipal de Ensino participam de curso de formação

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Chapecó iniciam no dia 19 de fevereiro. Enquanto os cerca de 21 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Chapecó estão de férias, os profissionais estão recebendo formação. Em Chapecó são 40 Escolas Básicas Municipais, os 41 Centros de Educação Infantil Municipal e as 02 Escolas Parque Cidadãs.

O ano da Rede Municipal de Ensino nas instituições educativas de Chapecó começou no dia 01 de fevereiro com o retorno dos gestores. Nos dias 07 e 08 de fevereiro (nesta quarta e quinta-feira) acontece a Formação dos Gestores. A atividade acontece das 8 horas às 17h30min, na Sala Agostinho Duarte no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Nestes dias o público alvo serão os Gestores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Secretários e Equipe da Secretaria de Educação. Entre os assuntos estará a aprovação do Calendário Escolar 2018, Projeto Político Pedagógico do ano e assuntos gerais.

Próximos etapas da formação

No dia 15 de fevereiro retornam às atividades os professores, e para eles, haverá dois dias de formação, nos dias 15 e 16 de fevereiro. No dia 15 de fevereiro (quinta-feira) das 08 às 17h30min, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes acontecerá palestra de formação com Vilson Sechetti e Deivid Freitas. No dia seguinte, os professores já ficam em salas de aula, preparando o ambiente e os conteúdos do ano.

No dia 19 de fevereiro retornam os alunos e iniciam as aulas. Nesse dia também acontecerá a Formação dos Estagiários. Das 8h às 17h30min, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes acontecerá a formação com todos os estagiários da Educação Infantil de Chapecó. No período matutino a formação terá como pauta as atribuições dos estagiários na Instituição Educativa, bem como orientações gerais para o desenvolvimento do trabalho no dia a dia. No período vespertino haverá a participação do Corpo de Bombeiros com orientações sobre os primeiros socorros.

Ainda no dia 19 de fevereiro, acontecerá nas Instituições Educativas que atendem Educação Infantil a anamnese - uma entrevista com os familiares. O objetivo é entender a criança, proporcionando a ela um atendimento de qualidade, bem como aproximar e fortalecer a parceria família e escola. Neste momento as famílias terão a oportunidade de conhecer melhor a equipe de profissionais, como também o trabalho desenvolvido na instituição. Os familiares serão recebidos pelos professores durante horário de aula para a realização das entrevistas. Portanto, neste dia não haverá aula para as crianças. O atendimento inicia no dia 20 de fevereiro respeitando os horários de adaptação.

Importante:

Os pais das crianças do Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM do Comércio precisam ficar atentos. A partir de 2018, para melhor atender as crianças o estabelecimento estará atendendo em novo endereço. A mudança acontecerá entre os dias 06 e 09 de fevereiro. O novo endereço é Rua Guaporé, 140 E, Centro de Chapecó.