Background

Notícias

Saúde de Chapecó orienta foliões no Carnaval

Compartilhar

A orientação para os foliões no Carnaval é importante, especialmente os cuidados com a saúde. Por isso, a Secretaria de Saúde de Chapecó, por meio do SAE - Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids participa da Campanha do Carnaval, direcionando atividades preferencialmente ao público jovem, sem negligenciar outras populações vulneráveis, tendo como objetivos dar maior visibilidade às questões de prevenção as doenças e para reforçar a importância dos testes rápidos e orientar as pessoas a procurar os serviços de saúde em caso de relações sexuais sem preservativo.

Nos dias 06, 11 e 15 de fevereiro haverá atividades de orientação em casas de shows e em festas de Chapecó. No dia 06 também aconteceu Capacitação para os profissionais que irão participar da Blitz do Carnaval. No dia 08 de fevereiro, a orientação foi direcionada aos idosos, no Carnaval da Melhor Idade, que aconteceu na Cidade do Idoso. Durante o mês de fevereiro, também serão realizados encontros para atividades com os profissionais do sexo.

No sábado (10) das 09 às 12 acontecerá a Blitz da Prevenção nas sinaleiras de acesso e saída da cidade: Avenida Atílio Fontana x Rua Cunha Porã, no Bairro Efapi; Avenida Irineu Bornhausen x Rua Bahia e Rua Olinda, no Bairro Palmital; Avenida Getúlio Vargas x Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro; Avenida Nereu Ramos x Rua Uruguai, no Centro; Leopoldo Sander x Rua Ibirama, no Bairro Cristo Rei. No dia 17 de fevereiro, será realizado pela Atenção Básica, um Mutirão de Testes Rápidos no Serviço de Atendimento Especializado de Chapecó.

Essa orientação é sempre importante para que os foliões no Carnaval brinquem de maneira segura. Os índices apontam desde 1984 foram registrados 835 casos de HIV/Aids em Chapecó. Desses, 459 em homens e 376 em mulheres.