Volta às aulas: Professores e alunos se preparam para mais um ano letivo

O ano letivo já está começando. Na próxima semana, os alunos e professores voltam às salas de aula das Escolas e Centros de Educação Infantil que foram preparadas com muito carinho. A empolgação parte de todos os funcionários que dão os últimos retoques de limpeza, decoração, organização, planejamento e até mesmo pequenas reformas nos espaços para receber os alunos, pais e professores.

Os alunos estão na expectativa para o início das atividades. Para todos, é um dia que fica marcado por muito tempo, pois a preparação começa bem antes. Envolve toda a família na organização ou compra do material escolar, na escolha de qual roupa e calçado usar neste momento tão importante na vida de cada um. O aluno Henrique Fellenberg da Silva têm 08 anos e vai cursar a 3ª série. “Estou muito ansioso para aprender mais, espero que tenha brincadeiras novas e também, é na escola que faço meus amigos”, comentou.

Soila Fellenberg é a mãe do Henrique de oito anos e do Leonardo de três anos. Ela disse que os filhos irão estudar em escola municipal pela proximidade e principalmente pela qualidade que oferece. “Nossa, nós estamos muito satisfeitos com a aprendizagem deles. Inclusive, motivados pela disciplina de educação financeira e sustentabilidade que a escola oferece”, comentou a mãe. Ela enfatizou ainda que conta muito com a escola na educação dos filhos. “Temos a clareza de que a união da família e da escola resulta no sucesso de nossos filhos. Em casa orientamos as atividades que vem da escola, pois é função dos pais darem este acompanhamento. Também sempre participamos das atividades extras que a escola e o Ceim oferecem”, esclareceu.

Formação

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Chapecó iniciam no dia 19 de fevereiro. Enquanto os cerca de 21 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Chapecó estão de férias, os profissionais estão recebendo formação. Em Chapecó são 40 Escolas Básicas Municipais, os 41 Centros de Educação Infantil Municipal e as 02 Escolas Parque Cidadãs. Nesta quinta-feira (15) retornaram às atividades os professores, e para eles, acontecerá dois dias de formação. No primeiro dia a atividade foi no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes com a palestra de formação com Vilson Sechetti e Deivid Freitas. No segundo dia, os professores já ficam em salas de aula, preparando o ambiente e os conteúdos do ano. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera está motivada para o ano letivo de 2018. “Será um ano letivo de muito trabalho e para atingirmos o sucesso dos nossos jovens e crianças, contamos com a parceria de sempre de toda a comunidade escolar, especialmente dos profissionais da educação e dos familiares”, esclareceu.

Próximos etapas da formação

No dia 19 de fevereiro retornam os alunos e iniciam as aulas. Nesse dia também acontecerá a Formação dos Estagiários. Das 8h às 17h30min, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes acontecerá a formação com todos os estagiários da Educação Infantil de Chapecó. No período matutino a formação terá como pauta as atribuições dos estagiários na Instituição Educativa, bem como orientações gerais para o desenvolvimento do trabalho no dia a dia. No período vespertino haverá a participação do Corpo de Bombeiros com orientações sobre os primeiros socorros.

Ainda no dia 19 de fevereiro, acontecerá nas Instituições Educativas que atendem Educação Infantil a anamnese - uma entrevista com os familiares. O objetivo é entender a criança, proporcionando a ela um atendimento de qualidade, bem como aproximar e fortalecer a parceria família e escola. Neste momento as famílias terão a oportunidade de conhecer melhor a equipe de profissionais, como também o trabalho desenvolvido na instituição. Os familiares serão recebidos pelos professores durante horário de aula para a realização das entrevistas. Portanto, neste dia não haverá aula para as crianças. O atendimento inicia no dia 20 de fevereiro respeitando os horários de adaptação.

Importante:

• Os pais das crianças do Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM do Comércio precisam ficar atentos. A partir de 2018, para melhor atender as crianças o estabelecimento estará atendendo em novo endereço. A mudança acontecerá entre os dias 06 e 09 de fevereiro. O novo endereço é Rua Guaporé, 140 E, Centro de Chapecó.
  • Os pais dos alunos da EBM Jacob Gisi precisam ficar atentos ao início do ano letivo. Nessa escola, as aulas iniciarão no dia 26/02/2018. A Escola encontra-se na fase final das obras de melhorias nas estruturas físicas, necessárias para o melhor atendimento dos alunos.