Projeto Harmoniza Chapecó faz troca de lixo por flores

Cerca de 400 quilos de lixo orgânico por mês são trocados por mudas de flores da estação, dentro do Projeto Harmoniza Chapecó. A troca é feita no Horto Municipal, que fica no Parque das Palmeiras. Os dias de recebimento são nas segundas, quartas e sábados, das 7h30 às 10h. Quem faz a entrega recebe um cartão e, a cada 12 entregas, recebe cinco mudas.

Alguns moradores da região, como Dona Izélia, vão três vezes por semana levar seus resíduos orgânicos, que servem para a compostagem, que é usada posteriormente nas flores e mudas do horto.

A gerente de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Graciela Heckler, disse que os resíduos devem ser de restos de alimentos, erva mate, café, entre outros similares. Para a compostagem não deve ser levado papel higiênico, absorvente e, claro, resíduos sólidos misturados com o orgânico.

As Agentes de Saúde e a Associação de Catadores do Parque das Palmeiras também estão colaborando na divulgação do projeto. Há também o agendamento de visitas de alunos que queiram conhecer o Horto Municipal, para conferir como é a compostagem, secagem e utilização do adubo orgânico no plantio das mudas. Outras informações pelo telefone 3319-3614.