Liderança é tema de oficinas para servidores municipais de Chapecó

Liderança é temática central de oito oficinas para os servidores municipais de Chapecó. Essa proposta faz parte do Programa Capacita Servidor, implementado neste ano pela Administração Municipal, com o objetivo de disponibilizar qualificação profissional nas mais diversas áreas do serviço público contemplando conhecimentos técnicos, humanos e emocionais. Nesta semana, foram realizadas as oficinas “A coragem para liderar e os desafios do crescimento” e “Alcançando resultados através dos relacionamentos”, promovidas em parceria com o Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.

Neste mês foram realizadas cinco oficinas e as demais acontecerão nos meses de junho e julho. Segundo a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Denise Scheid, a iniciativa enfatiza as competências de liderança que farão a diferença no dia a dia, principalmente, porque na atualidade o líder não vem 100% pronto e precisa constantemente se aprimorar e se aperfeiçoar. Entre as principais competências estão: inteligência emocional, de relacionamento, de comunicação, de gestão do tempo e de produtividade. Denise reforça que um líder precisa saber envolver sua equipe e dar o exemplo. O processo não flui se a liderança não consegue o comprometimento da equipe em seus projetos e suas tarefas, se ele não se comunica bem ou se pede por determinadas posturas e comportamentos que nem ele pratica.

Essas oficinas promovidas pela parceria Administração Municipal e Sebrae/SC reforçam no setor público a importância de atuar de maneira direcionada aos resultados efetivos. De acordo com a consultora, ao abordar a liderança mais prática e voltada ao cotidiano é possível canalizar esforços para obter melhorias e mudanças nos setores públicos. Outro destaque desse trabalho é enfatizar a importância da realização pessoal e profissional, porque pessoas felizes são mais produtivas, contribuem para um clima mais positivo ao seu redor, o que contribuiu para o incremento no desempenho no trabalho.

De acordo com o psicólogo e coordenador do Capacita Servidor, Jairo Lunardi, a proposta da oficina é auxiliar a melhorar o desempenho dos líderes, ao mesmo tempo em que cria um ambiente positivo com olhar no futuro, incentivando que sempre façam o melhor no desempenho de suas funções. “Percebemos o engajamento dos participantes, o envolvimento nas oficinas, que estão refletindo sobre as temáticas apresentadas e que estão bem receptivos a essa proposta”, avalia.

Lunardi comenta que pela parceria com o Sebrae/SC já foram realizadas palestras sobre atendimento e que serão abordadas outras temáticas, a exemplo de qualidade de vida no trabalho. “A ideia é utilizar as áreas de expertise da entidade, alinhadas à necessidade da gestão pública, para oferecer qualificações aos servidores municipais”, observa.