Monumento O Desbravador passará por restauração

Um dos principais símbolos de Chapecó, e da Região Oeste Catarinense, passará por reforma. O Monumento O Desbravador será restaurado para novamente brilhar como grande marco artístico da cidade. Construída entre 1980 e 1981, pelo artista Paulo de Siqueira, a estátua já passou por cinco reformas, que precisam ser feitas periodicamente para garantir sua boa estabilidade estrutural e estética, visto que sua construção é feita em aço e ferro, materiais facilmente degradáveis quando expostos ao clima.

Serão consertados pontos de oxidação, implantados novos reforços estruturais, troca de chapas e novas soldas nos detalhes menores, além de nova pintura para proteger a obra das intempéries climáticas. O Desbravador é um patrimônio histórico do Município de Chapecó, tombado através do Decreto 38.545/2020. Portanto, sua restauração deve ser feita por profissionais especializados no trabalho de funilaria, mas que também detenham conhecimento artístico do estilo utilizado por Paulo de Siqueira na obra.

As obras começarão na segunda-feira, 11 de julho, com previsão de término até o dia 24 de agosto de 2022.

Atenção ao trânsito

Para o bom andamento dos trabalhos, e para segurança de pedestres, motoristas e dos trabalhadores que executarão a restauração, o trânsito nos entornos da obra sofrerá alterações. A partir do dia 11 de julho, segunda-feira, uma faixa de rolamento de cada lado da estátua precisará ser interditada para a instalação de tapumes e andaimes. A interdição seguirá até a conclusão dos trabalhos.

A Guarda Municipal de Chapecó realizará o fechamento e a sinalização de tráfego aos motoristas. Devido a isso, pede-se atenção ao trafegar na área durante este período, e também a compreensão da comunidade chapecoense, visto que O Desbravador é um importante símbolo de Chapecó e esta obra é para garantir sua integridade estrutural e estética por mais tempo.