Background

Notícias

Programa De Olho no Futuro realiza capacitação

Compartilhar

Cerca de 400 pessoas participaram da capacitação do Programa de Olho No Futuro, realizada na tarde desta terça-feira, no Teatro Municipal do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

O programa foi instituído pela lei no 7.554, de 28 de outubro de 2021, por iniciativa da Administração Municipal, com aprovação da Câmara de Vereadores. O objetivo é identificar alunos e idosos com dificuldade de visão e que não tem condições financeiras de adquirir um óculos. Neste caso a Prefeitura vai bancar os custos.

O médico oftalmologista e professor da UFFS, Sérgio Francisco Siepko, fez uma explanação sobre a tabela de “Snellen”, que será uma das ferramentas utilizadas na triagem dos estudantes, com idade entre 6 e 16 anos.

“Os professores devem ficar atentos a alguns sinais, como leitura muito próxima do livro ou caderno, ficar muito próximo do quadro, lacrimejamento excessivo, apertar os olhos para ler, dor de cabeça após as atividades escolares ou desvio dos olhos. Uma boa visão está associada a um melhor rendimento na escola e também melhora o convívio escolar. Esta é uma política de saúde pública relevante”, disse o médico.

A secretária de Educação, Astrit Tozzo, destacou a importância da iniciativa para melhorar a aprendizagem e qualidade de vida das crianças. Ela ressaltou que a capacitação contou com gestores das escolas públicas municipais e estaduais, além de agentes de saúde e servidores da Secretaria de Assistência Social.

A Secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, disse tanto os alunos, quanto os idosos, com mais de 65 anos, devem estar inscritos no Cadastro Único para programas sociais, que é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Ela ressaltou que a iniciativa é um marco, pois envolve as pastas da Educação, Saúde e Assistência Social.

Os alunos encaminhados pela triagem nas escolas devem posteriormente procurar o Centro de Referência de Assistência Social de sua região, para fazer a solicitação dos óculos.

Já os idosos que tiverem sintomas de falta de visão devem buscar a unidade de saúde mais próxima. Quem não se enquadra nos critérios do Cadastro Único, pode encaminhar consulta pelo SUS, mas não terá os óculos de graça.

O secretário de Saúde do Município, Jader Danielli, disse que esta é mais uma ação da Administração Municipal e que teve como mentor o prefeito João Rodrigues, que buscou a experiência de outros municípios, pensando na qualidade de vida dos cidadãos chapecoenses.

O presidente da Câmara de Vereadores, Adão Teodoro, esteve presente no ato e afirmou que o legislativo aprovou com rapidez o projeto, pois é uma iniciativa que beneficia a população.

Precisa de ajuda? Clique para falar com nosso assistente virtual!
0
Atendimento Virtual

Olá! Sou o assistente virtual da Prefeitura de Chapecó. Como posso ajudar?