Background

Notícias

Jogos Cooperativos animam crianças da EBM Jacob Gisi

Compartilhar

A cooperação é uma arte que pode ser desenvolvida através de atividades práticas em grupo e a vivência frequente destas estimulam a consciência de colaborar com o próximo. Quando aprendemos o verdadeiro sentido e significado de ‘cooperar’ formamos uma consciência grupal, começamos a perceber que fazemos parte de um mundo maior e que estamos interligados com toda a humanidade, a natureza e o meio que estamos inseridos.

As atividades cooperativas aumentam a segurança nas capacidades pessoais e contribuem para o desenvolvimento no sentido do pertencer a um grupo, de sentir-se parte. Nessas atividades ninguém perde nem é isolado ou rejeitado porque falhou, pelo contrário faz com que os alunos despertem a vontade de realizar as atividades propostas nas aulas de Educação Física.

Por isso os jogos são importantes instrumentos de desenvolvimento de crianças e jovens na educação. Longe de servirem apenas como fonte de diversão, o que já os torna importantes, propiciam situações que podem ser exploradas de diversas maneiras educativas. Foi a partir dessa visão que a professora Viviane Thiel, da Escola Básica Municipal Jacob Gisi, situada no bairro Engenho Braun, percebeu a necessidade de fortalecer os vínculos e o trabalho em grupo através de jogos cooperativos com as turmas do 1º ao 5º ano.

De acordo com a professora Viviane Thiel, a ideia de agregar as atividades cooperativas tem como objetivo aproximar as turmas e obter um diagnóstico da escola. “Com as atividades foi possível perceber que existia exclusão quando os meninos não interagiam com as meninas nas atividades. As atividades ajudam os alunos a aprender mais sobre cooperação para que eles compreendessem que sozinhos vamos mais rápido, porém juntos vamos mais longe”, explicou.

Os alunos também estão gostando do projeto e entendendo o seu significado. “Eu estou achando muito legal, pois jogar contra uma pessoa não é legal, eu gosto mais de fazer atividades em grupo”, comentou Nathália Zanrosso, de 09 anos. Já para Emily Natália Paz, de 11 anos é legal fazer as coisas em grupo e sem cobrança. “Estou achando incrível, pois todo mundo está fazendo junto, porque se você errar não tem problema porque todos podem errar e vão acabar te ajudando ao mesmo tempo, não tem pressão, se torna comum, as aulas estão maravilhosas, estou amando fazer a aula de Educação Física”, finalizou.