Chapecoenses participam do Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil

Nos dias 13 e 14 de março aconteceu em Florianópolis o II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil. Representantes de Chapecó, Coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Valdinei Caldart, e o Coordenador da Defesa Civil Regional, Clair Bazzi, estiveram no evento.

O II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil é uma organização da secretaria de Estado da Defesa Civil, com apoio da UDESC, UFSC, UNISUL, LAB-RED, FAPESC, Instituo Federal Catarinense, Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e Associação Brasileira de Pesquisa Científica Tecnologia e Inovação em Redução de Risco de Desastres. Ainda conta com apoio institucional do Ministério da Integração Nacional. O objetivo do seminário é debater a importância das políticas públicas e sua inter-setorialidade na redução de risco de desastres, e sua inter-relação com as mudanças climáticas, os migrantes e refugiados, os modelos e opções de desenvolvimento, a segurança pública, a logística humanitária, as ameaças e vulnerabilidades, na perspectiva do Quadro de Ação de Sensai.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli falou sobre a importância do evento, especialmente pelos debates que proporciona. Pesquisadores, outras Defesas Civis de Estados e Municípios, debatendo a importância de Políticas Públicas que venham para reduzir os riscos à população, pensando sempre que ela faz parte do processo. Segundo ele, é preciso fazer a população entender, com percepção de risco, que ela faz parte do processo, e que em situações de risco, precisa ter cuidados e tenha consciência da auto proteção. “As políticas públicas são para situações simples, organizações setoriais de governo e que cada um saiba o seu papel nos momentos de crise, auxiliando os gestores nas ações de defesa da população”, comentou.

Moratelli diz que o objetivo do evento é sempre melhorar o sistema, em um ciclo para melhorar cada vez mais o atendimento. “Em 2012 foi a criado a Secretaria de Defesa Civil, com ascensão e crescimento importante, sempre buscando ações novas, com compromisso sempre com a Defesa Civil e com a população, sempre efetivando as políticas públicas”, comentou.