Background

Notícias

Serviço de Atenção Domiciliar de Chapecó relata experiências em simpósio internacional

Compartilhar

A Secretaria de Saúde de Chapecó esteve representada no I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar, realizado de 12 a 14 de setembro, em Guarapuava – PR. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Chapecó foi convidado para participar da Mesa Redonda: Atenção Domiciliar e o trabalho interdisciplinar práticas e experiências, com a participação de serviços de atenção domiciliar de diferentes estados do Brasil e de Portugal.

A fisioterapeuta Paula Doering participou do evento e da mesa redonda representando Chapecó. Segundo ela, é de grande importância a educação continuada para o aprimoramento dos serviços. “Minha presença no simpósio teve o objetivo de levar as experiências e práticas do SAD de Chapecó na assistência domiciliar a colegas de SADs de vários estados do Brasil. Durante todo o evento foram compartilhadas ricas experiências e práticas dos serviços”, destacou.

O Serviço de Atenção Domiciliar – SAD do município de Chapecó, em funcionamento desde 2014, é um serviço complementar aos cuidados realizados na atenção básica e em serviços de urgência, presta assistência na modalidade de Atenção Domiciliar (AD) e se caracteriza por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio. Conta com duas equipes principais e uma equipe de apoio integradas pelos seguintes profissionais: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e assistente social.

Seus principais objetivos são: redução da demanda por atendimento hospitalar; redução do período de permanência de usuários internados; humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários; e a desinstitucionalização e a otimização dos recursos financeiros e estruturais da Rede de Atenção à Saúde.