Projeto auxilia crianças no conhecimento gestual e corporal

Enfatizar a linguagem gestual e corporal, através da qual serão propostas diferentes situações, oferecendo oportunidades para que a criança descubra diferentes possibilidades, potencialidades, diferenças e limitações que o seu corpo possui, desafiando-se e descobrindo-se a cada momento. Assim foi o projeto desenvolvido pelo professor de Educação Física, Keyth Yagoh da Silva dos Santos com as turmas de maternal e berçário da Escola Básica Municipal Realeza do bairro Seminário. As atividades iniciaram desenvolvendo a percepção corporal, gestualização de músicas e a localização no seu corpo e do corpo do colega. O professor também realizou circuitos psicomotores com atividades variadas, utilizando materiais como cones, cordas, bambolês, e muitos materiais espumados, desenvolvendo assim o equilíbrio e a coordenação motora.

De acordo com o professor Keyth Yagoh da Silva dos Santos, o objetivo dessa atividade foi conhecer e sentir as partes do seu corpo a fim de familiarizar-se com elas e valorizar suas funções, explorando diferentes situações criando novas formas de movimentar-se ampliando as formas de locomoção e promovendo a maneira correta de movimentar-se seus limites e possibilidades do seu corpo. “Sabermos que crianças desta faixa etária estão reconhecendo o corpo e descobrindo as suas possibilidades, quero disponibilizar situações em que as criança explorem de diferentes maneiras estas possibilidades em diferentes espaços e ambientes”, explicou. Os alunos aprendem através das brincadeiras. “Gosto daqui porque dá pra virar cambalhota e a gente não se machuca”, comentou o aluno Luiz Tonello dos Santos de 03 anos.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera enfatiza o papel da Educação Física, como ferramenta importante no dia a dia educacional, por meio da exploração motora a criança desenvolve consciência do mundo que a cerca e de si própria. “A educação física escolar é rica de informações motoras, sensoriais e culturais. É por meio dela que a criança entra no mundo dos jogos e dos esportes. Ela aprende a respeitar e valorizar o outro, convive com regras e interage”, finalizou.