Background

Notícias

Semana Nacional do Sono: Chapecó terá programação especial

Compartilhar

Em março é comemorado o Dia Mundial do Sono. Trata-se de um esforço global para aumentar o conhecimento da população sobre os inúmeros problemas de sono que acometem toda a população e são frequentemente negligenciados ou simplesmente desconhecidos. A Associação Brasileira do Sono organiza anualmente a Semana do Sono, que ocorre do dia 14/03 a 19/03 em todo o território nacional. O objetivo é divulgar para toda a população brasileira informações importantes, novidades e últimas pesquisas que poderiam ser úteis para o sono de todos nós.

Em Chapecó está programado para sexta-feira (16), às 19h30, no Hotel Bertaso, um encontro com profissionais de saúde visando apresentar o que pode ser feito para uma melhor noite de sono e um dia mais produtivo. Na programação está previsto palestras com: Luciane Palombini – Especialista em Medicina do Sono pela Academia Americana do Sono; Rosani Elizabet Bandeira – Prótese e dentística; Rodrigo Armani Lino de Souza – Otorrinolaringologista; Cristiano Padilha – Professor Curso de Educação Física da Unochapecó; Luciara Giacobe – Fonoaudióloga Mestre em Distúrbios do Sono. No sábado (17), na Praça Coronel Ernesto Bertaso, das 09 às 12 horas, profissionais estarão conversando e tirando dúvidas da população.

O evento é organizado por Auney de Oliveira Couto - Neurologia e Medicina do Sono; Rodrigo Armani Lino de Souza – Otorrinolaringologista; Luiz Fernando Granzotto – Otorrinolaringologista; Luciara Giacobe - Fonoaudióloga Mestre em Distúrbios do Sono; com a parceria da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, Ineuros, Otoplast, Kinesis, Inni, Universidade Federal da Fronteira Sul, Apsen e Clínica Noal, com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

A Associação Brasileira do Sono apresenta algumas dicas para dormir bem e que devem ser seguidas pela população para ter uma boa noite de sono:

Regule seu relógio: Estabeleça horários para deitar e acordar.

Ambiente favorável: Mantenha o quarto confortável, controlando a temperatura, luminosidade e barulho.

Luz artificial: Evite o uso de aparelhos eletrônicos (celular, computador e televisão próximo do horário de dormir).

Café estimulantes: Evite consumir café ou outras bebidas estimulantes à noite.

Bebidas alcoólicas: Evite bebidas alcoólicas à noite.

Evite problemas na hora de dormir: Não fique pensando em problemas do dia-a-dia e não tente fazer planejamentos no horário de dormir