Jornada para pacientes ostomizados acontece em Chapecó

Cerca de 3.300 catarinenses e 99 chapecoenses são ostomizados, ou seja, tem uma abertura cirúrgica para exteriorizar algum órgão na cavidade abdominal. Esses pacientes precisam de muitos cuidados com a alimentação e recebe periodicamente atendimento e acompanhamento do Ambulatório de Lesões de Pele da Prefeitura de Chapecó. Hoje o município atende 99 pacientes, destes 9 são urostomizados, 90 colostomizados e outros 168 pacientes portadores de feridas crônicas.

Com o objetivo de buscar auto ajuda para enfrentar os desafios e oferecer melhor qualidade de vida a esses pacientes e seus familiares, acontecerá na quinta-feira (22), das 8h30 às 17 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, na sala Agostinho Duarte, a VII Jornada Estadual da ACO, direcionado para Pessoas Ostomizadas, profissionais da área da saúde e pessoas com interesse no tema. A Jornada terá como tema: “A Superação e os Impactos da Convivência com a Ostomia e Incontinência”. O evento é organizado pela Associação Catarinense dos Ostomizados, Assembleia Legislativa – Comissão de Saúde, Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde, com apoio Life Sul, Convatec, Salts, Coloplast, Fufa Med.

Mais informações pelo e-mail acostomia@gmail.com ou pelo telefone (49) 9 8831-1665. Os interessados podem se inscrever pelo site https://goo.gl/forms/RTeyC14zvFNJGQXK2.

Programação:

8 horas: Abertura do Evento e Inscrições.

8h30: Abertura oficial.

9 horas: Palestrante: Candinha Jorge – Presidente da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada e Coordenadora da Abraso Sul. Tema: Conviver com a ostomia e seus desafios diários.

9h30: Palestrante: Enfermeira Lisiane Marcolin – Estomaterapeuta. Tema: A construção da estomia e seu impacto na vida da pessoa com estomia e apresentação de materiais.

10h40: Palestrante: Max AG – Filósofo, Teólogo, Psicoterapeuta, Neuropsicologo e Arterapeuta. Tema: Quem sou eu? Quem é o outro?

11h30: Palestrante: Estomaterapeuta Daniela Mafioletti Floriano. Tema: Experiências clínica com tecnologia modável em estomas complicados.

13 horas: Palestrante Enfermeiro Ricardo Ianskoski – Estomaterapeuta. Tema: Nutrição e linha de produtos.

13h40: Palestrante Enfermeira Carla Trentin Gianninie – Estomaterapeuta. Tema: Como cuidar da pele periestomal e tratamentos de dermatites.

14h20: Palestrante Doutor Orleans Antunes de Oliveira Neto – Estomaterapeuta. Tema: Direitos da Pessoa Ostomizada.

15h30: Mesa redonda com o tema: Direitos e Igualdade.

16h30: Desfile de moda inclusiva.

17 horas: Encerramento.

Ambulatório de Lesões de Pele

Esse serviço oferece atendimentos a pacientes ostomizados em Chapecó desde 1996, e a partir de 2008, o serviço atende também o tratamento de feridas. Nesse serviço é realizado avaliação e acompanhamento dos pacientes, com consultas e entrega dos materiais necessários a realidade de cada paciente.