Dia do Artesão: Potencializar o segmento para agregar valor ao produto

O artesanato tem importante potencial econômico, e os profissionais que atuam na área passam por constante capacitação para agregar cada vez mais valor aos produtos produzidos e comercializados. Um evento direcionado a esse público e que aconteceu na quinta-feira (15) foi o Seminário Regional Oeste: Narrativas Culturais do Artesanato, realizado pela Unochapecó, em parceria com a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Assistência Social, com a ITCP – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e a FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e foi direcionado para artesãos e artesãs da região.

Durante a programação foram montadas tendas de vendas de produtos e realizadas oficinas e workshops de técnicas de trabalhos manuais. Além disso, o evento teve atividades de orientação e aprendizagem para os artesãos e estudantes. A professora Ana Mery Sehbe de Carli, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), falou sobre 'Aspectos sobre a identidade cultura: estratégias competitivas para o artesanato e inovação'. Também aconteceu uma mesa-redonda com a professora Rachel de Quadros, do curso de Design de Moda da Unochapecó, e pela designer Silvia Baggio, para falar sobre a identidade local para o desenvolvimento do artesanato. Também foram realizados workshops sobre crochês e suas variações, bambú, souvenirs culturais e artesanato com reaproveitamento de caixas de frutas. Teve ainda exposições e comercialização de trabalhos artesanais.

De acordo com a coordenadora do evento, Graciela Novakowski, o principal objetivo é ampliar a percepção da sociedade para a valorização do artesanato local. "Resgatar a identidade cultural e fortalecer o artesanato e o fomento da atividade, visando dar maior visibilidade ao trabalho e ao valor cultural que carrega", acrescenta.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, destacou que a Administração Municipal tem o compromisso de tornar o artesão independente, mas sempre recebendo o apoio e capacitação necessária para desenvolver a sua atividade. Ele falou também sobre os avanços da atividade no município, que tem cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social 308 artesãos individuais e 11 associações. Eles são acompanhados pela Administração Municipal com atividades e ações previstas na Lei Municipal 6.564 e no Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. “Os artesãos de Chapecó comercializam seus produtos no Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Ainda são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação e participação em eventos promovidos no município”, comentou.

O reitor da Unochapecó, Claudio Jakoski, destacou a importância das parcerias para promover o desenvolvimento da atividade na região. Na visão dele, capacitar é essencial. “Precisamos enfrentar as dificuldades com capacitação e ferramentas para agregar valor ao trabalho realizado pelos profissionais de Chapecó e da região”, comentou. Ele falou sobre as potencialidades que existem na região e podem ser melhores aproveitas, desde que os profissionais estejam preparados para fazer. “Um exemplo são os artesanatos que os visitantes de Chapecó compram como lembrança ou levam de lembrança da cidade, que

Em Chapecó

Outro evento programado para o mês de março é a Feira de Artesanato que acontecerá no sábado (24), das 10 às 17 horas, no estacionamento no Centro Público de Economia Solidária Mario Faccio, na Avenida Nereu Ramos, 1750 – E, bairro Passo dos Fortes em Chapecó, anexo ao Mercado Publico Regional. O objetivo é divulgar e comercializar artesanato.