Background

Notícias

Fotografia é tema de aula na EBM André Antonio Marafon e EBM Linha Campinas

Compartilhar

As professoras do componente curricular de Arte, Ana Claudia Monari e Diana Leticia Chiodelli, da EBM André Antonio Marafon e EBM Linha Campinas, desenvolveram um plano de aula coletivo com estudantes do 8º ano. O projeto visa discutir as diversas formas de retrato e autorretrato, enfatizando a linguagem fotográfica, tão utilizada na arte contemporânea e que trás uma gama de possibilidades para produção de trabalhos artísticos.

Entre as atividades desenvolvidas, os estudantes conheceram um pouco da história da fotografia, e com isso, o nascimento e processo de produção de retratos e autorretratos, desde as câmeras analógicas até a contemporaneidade, bem como sua ampliação digital com as famosas selfies. A partir disso e através da pesquisa, os alunos realizaram seus registros que foram impressos em postais.

No segundo momento do planejamento, os estudantes criaram câmeras escuras, o que auxiliou na compreensão da produção da fotografia. As turmas também desenvolveram câmeras pinholes para a realização de exercício fotográfico e de revelação analógica.

Para ampliar o conhecimento sobre o tema, os estudantes da EBM André Antonio Marafon se deslocaram até a EBM Linha Campinas para dialogar em torno das proposições realizadas. Nesta ação foi realizada a troca de cartões postais criados a partir das obras de arte, saída fotográfica pela área de escola, sendo utilizada a câmera pinhole. Na sequência, as fotos foram reveladas, através de processo químico, em uma sala de aula montada para esse fim com segurança e orientação de um técnico de laboratório da Unochapecó.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, destacou a importância de explorar em sala de aula as diferentes manifestações artísticas. Hoje em dia, a fotografia está mais acessível, e todo esse processo passado pelas professoras é fundamental para que os estudantes tenham subsídios para explorar novos olhares e percepções sobre essa arte.