Posse do Conselho da Mulher

As Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, tomaram posse na manhã desta quarta-feira (19) em ato que aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura de Chapecó. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão com funções de caráter deliberativo, fiscalizados e consultivo da Política Municipal da Mulher de Chapecó. É um espaço efetivo de participação da comunidade na gestão das Políticas Públicas da Mulher, formado por 09 representantes governamentais e suas respectivas suplentes e 09 representantes da sociedade civil e suas respectivas suplentes com ação na Defesa dos Direitos da Mulher, eleitas em Fórum próprio. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem as seguintes competências:

• Formular diretrizes e promover, em todos os níveis da Administração direta e indireta, atividades que visem à defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações que as atingem, bem como a sua plena integração na vida sócio-econômica e político-cultural;
  • Fiscalizar e tomar providências para o cumprimento de legislação favorável aos direitos da mulher;
  • Receber denúncias e sugestões da sociedade, estudar os problemas, encaminhar aos órgãos competentes e fiscalizar o seu atendimento.

A Presidente do Conselho na Gestão 2015-2017, Sandra Lúcia Fagundes destacou as ações e conquistas do conselho. Segundo ela o trabalho do conselho é muito importante, especialmente pelos índices de violência contra mulher que ainda é registrado. “É essencial continuar esse trabalho, propor ações, debater e trazer o assunto à tona visando os resultados positivos relacionadas à mulher”, comentou. A Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera destacou que a mulher está em todos os espaços e tem importante papel social. Segundo ela, o Conselho é importante visando mudar focos e paradigmas e já conquistou muitos avanços. Ela destacou que neste ano, de janeiro a junho, somente na Casa Abrigo da Mulher, 36 mulheres e 55 crianças foram tiradas de casa e do convívio familiar por maus tratos. “É importante sempre avançar e buscar diminuir os índices”.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, destacou a importância e a legitimidade dos Conselhos como instrumento de melhora nas Políticas Públicas através da participação das pessoas. Segundo ele, as mulheres são essenciais pela sensibilidade que tem e por propor políticas que agregam, resgatam a auto estima e que produzam efeitos positivos na vida das pessoas. “O Conselho ajuda, indica, propõe e auxilia a Administração Municipal nas decisões, o trabalho é muito importante”, destacou.

I – REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:

1. a) Secretaria Municipal de Assistência Social/SEASC

1. h) Secretaria de Desenvolvimento Regional/SDR

Titular: Maria de Lourdes Seben

Suplente: Marlise Vicensi

1. i) Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança, ao Adolescente e ao Idoso/DPCAMI

Titular: Andrea de Almeida Marfan

Suplente: Jiana Glaucia Cella

II – REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL.

1. Universidade Comunitária da Região de Chapecó/UNOCHAPECÓ

Titular: Angélica Lüersen

Suplente: Myriam Aldana Vargas Santin

1. Associação de Moradores – Bairro Bom Pastor

Titular: Lizete Wisniewiski Dal Chiavon

Suplente: Nilene de Fátima Folleto Scherer

1. Articulação de Mulheres Brasileiras – ABM.

Titular: Carolina Rosa Listone

Suplente: Liége Santin

1. Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Santa Catarina/SEEAC

Titular: Sonia Della Riva Dalchiavon

Suplente: Maria Neckel

1. Sindicato dos Técnicos administrativos em Educação de Universidades Federais nas Cidades de Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Passo Fundo, Laranjeiras do Sul e Realeza-PR

Titular: Flavia Rubiane Durgante

Suplente: Micheli Batista

1. União Nacional LGBT

Titular: Karla Muniz

Suplente: Êmili Carolina Bruski

1. Associação de Moradores do Bairro São Pedro

Titular: Vanusa Borsoi

Suplente: Terezinha Maria Chiodi Borsoi

1. União Brasileira de Mulheres – Núcleo Chapecó

Titular: Elida Vieira

Suplente: Liliane Fátima de Araújo

1. Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Chapecó e Região.

Titular: Fabiana de Souza Machado

Suplente: Laryssa Golfe