Segundo um levantamento feito na manhã desta quarta-feira (18/01), o Simplifica Chapecó, ferramenta criada pela Administração para auxiliar os serviços empresariais do município, contabilizou um total de 72.025 atendimentos realizados no ano de 2022, uma média quase certeira de 6 mil atendimentos por mês e de cerca de 279 atendimentos diários.
Deste número total, 31.947 (44,3%) foram atendimentos prestados a microempreendedores e individuais (MEIs), 37.132 (51,5%) se destinaram a empresas e autônomos, e 2.946 (4,2%) foram atendimentos para tratar de análise e aprovação de projetos.
O Simplifica, que também disponibiliza de parcerias com diversos contribuintes, observou um aumento neste aspecto também: o número total de contribuintes ativos foi de 39.249 para 45.160 durante o ano de 2022, um crescimento de aproximadamente 13%. Consta-se uma média mensal de 493 novos contribuintes.
Luiz Carlos Balsan, gerente do Simplifica Chapecó, falou sobre o crescimento e almeja novas melhorias em 2023. Nossa equipe se alegra em saber que a parceria entre a Administração e o projeto Simplifica trouxe bons resultados para o município, com destaque à Lei Complementar 767, que estabelece a liberdade econômica na agilização da abertura de novos empreendimentos no município. No ano passado, ficamos três vezes em primeiro lugar no ranking estadual do SEBRAE em cidades com mais de 100 mil habitantes. Para nos sairmos ainda melhor este ano, temos como meta promover no mínimo mais duas edições do Empreende e Emprega Chapecó e implantar melhorias para a agilidade do atendimento virtual, comentou Balsan.