Background

Notícias

Assistência Social atendeu mais de 140 mil pessoas em Chapecó

Compartilhar

Mais de 140 mil pessoas foram atendidas pelas políticas públicas de assistência social em Chapecó. Eles pertencem a 49.785 famílias, que foram e/ou estão sendo atendidas pelos diversos programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social de Chapecó (Seasc).

Os números de todos serviços ofertados são mensurados através do sistema alimentado pelos servidores que trabalham nos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e correspondem ao período de janeiro a novembro de 2022.

A principal característica das equipes de profissionais que atuam diretamente com a população usuária dos serviços é a humanização no atendimento e reflete a prioridade da atual gestão do município.

Baseado nas especialidades e demandas, os servidores da Seasc, incluindo os assistentes sociais, realizaram 2.660 visitas domiciliares.

Foram atendidas 69.280 pessoas, de forma particularizada. Destas, 11.568 famílias estão e/ou estiveram em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que é o principal serviço do CRAS e tem como objetivo apoiar as famílias prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso à direitos básicos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Houve o repasse de 7.839 benefícios eventuais como: cestas de alimentos, documentos, foto e passagens. Com auxílio funeral foram atendidas 161 famílias.

Mais de 8.000 famílias foram encaminhadas para o cadastro único, destas, mais de 3.345 foram novos cadastros. Em relação ao cadastro único, segundo dados extraídos da página do Ministério da Cidadania em 29/12/22, no mês de novembro, estavam cadastradas 18.019 famílias. Destas, 13.583 com o cadastro atualizado.

Importante ressaltar que as pessoas que possuem cadastro único devem procurar o CRAS a cada 2 anos para atualização dos dados familiares.

Estão vinculados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, 896 pessoas, sendo que 800 são crianças e adolescentes, 31 adultos com idade entre 18 a 59 anos e 65 são idosos, com idade igual ou superior a 60 anos.

Ainda, como base em dezembro do ano passado, 6.615 pessoas receberam Auxílio Brasil;

“Nós temos total apoio do Prefeito João Rodrigues para realização das ações e implemento dos programas de assistência social junto à nossa população, fato que comprovamos, em forma de satisfação, através dos números apontados no ano passado. Nosso alvo é o melhor atendimento a cada cidadão que procurar nossa secretaria também em 2023.” disse a Secretária de Assistência Social Elisiani Sanches.