Background

Notícias

Campanha de Vacina contra Influenza

Compartilhar

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe) acontecerá de 23 de abril a 01 de junho, sendo o dia 12 de maio (sábado) - Dia D de mobilização nacional. Neste Dia D os Centros de Saúde da Família estarão atendendo 8 às 17 horas sem fechar ao meio dia. Durante os demais dias, os Centros de Saúde atendem das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Importante sempre levar a caderneta de vacina e documento pessoal com foto. Isso porque, se necessário o cartão será atualizado. No estado de Santa Catarina serão ofertadas vacinas contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) para gestantes e puérperas e, para os grupos maiores de 7 anos serão atualizados os esquemas de vacina de tétano e difteria (dT). Recomenda-se 3 doses e 1 reforço a cada 10 anos e 1 dose de dTpa a cada gestação. A meta Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza é vacinar 90% de cada público-alvo, que são:

Crianças de seis meses a menores de cinco anos;

Gestantes em todas as idades gestacionais;

Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após;

Trabalhador de Saúde;

Professores: das escolas públicas e privadas;

Povos indígenas;

Indivíduos com 60 anos ou mais;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A vacina

As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza são vacinas trivalentes que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes e sua composição é determinada pela Organização Mundial da Saúde. As vacinas são bastante seguras. A dor local é o evento adverso mais comum nos vacinados em comparação com os que receberam placebo, não sendo encontradas evidências de que as vacinas atualmente em uso causem eventos sistêmicos graves

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Pessoas com história de alergia grave à proteína do ovo de galinha, podem ser vacinados em ambiente hospitalar se o médico assistente autorizar, avaliando os riscos e benefícios.

Histórico em Chapecó

Em Chapecó, no ano de 2017 foram vacinadas mais de 48.000, dos grupos prioritários:

Crianças10.868

Trab. de Saúde2.951

Gestantes1.579

Puérpuras320

Indígenas1.539

Idosos15.876

População Privada de Liberdade1.576

Funcionários Sist. Prisional401

Professores 2.213

Doentes Crônicos11.493

Total48.816

Fonte: sipni.datasus.gov.br