Pela primeira vez em seus 51 anos de vida Neiva Nogueira foi a um salão de beleza, nesta segunda-feira, graças a uma parceria da Prefeitura de Chapecó com empresas privadas e voluntários. Ela foi uma das dez selecionadas numa iniciativa da Secretaria de Assistência Social e gerência de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura Urbana.
Pela manhã Neiva vestiu seu macacão verde e foi normalmente para o trabalho. Chegando lá pensou que seria mandada embora quando disseram que era para sentar e esperar um pouco. Mas aí vei o a notícia de que tinha sido uma das selecionadas para Um dia de Princesa, na Sil Hair Beleza e Estilo.
Fiquei muito feliz pois nunca tinha ido a um salão. Pelo menos uma vez tive esta oportunidade. O cabelo sempre pinto eu mesma. Estou muito emocionada, é muito bom, disse, enquanto a voluntária Roseli Piovezana limpava e pintava as unhas de sua cliente.
É gratificante poder fazer ela se sentir bem com nosso trabalho, justamente no mês de comemoração do Dia da Mulher. A gente também se sente bem em ajudar, disse Rose.
Neiva afirmou que iria fazer uma surpresa para o marido, com quem mora no bairro Santos Dumont.
Seu depoimento também emocionou a proprietária do salão, Sílvia Dalolmo.
Trabalho há 22 anos no ramo e pela primeira vez soube de alguém que nunca tinha ido a um salão. É uma coisa tão simples e que para elas é algo tão importante. Precisamos fazer mais vezes ações dessas, disse.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, para esta ação foi realizada uma parceria da Prefeitura com a VPS Cosméticos, que é distribuidora dos produtos Labrizza, além do salão e voluntários.
Essa parceria vem ao encontro aos objetivos da Assistência Social de despertar e fortalecer o potencial feminino, visando que cada mulher se reconheça como o esteio das suas famílias, disse.
A proprietária da VPS cosméticos, Vivian Passing de Sá, disse que além da transformação no salão, nesta segunda-feira, as mulheres selecionadas farão um desfile no Centro de Eventos, no dia 15 de março, no Encontro de Mulheres em Ação, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido em 8 de março.
Lá também estará a diarista Sandra Paixão, 44 anos, que mora no Jardim do Lago e trabalha como voluntária no loteamento Vila Esperança.
Fui sorteada para participar e estou vivendo um dia diferente. Há 11 anos não pintava o cabelo. É a realização de um sonho. Meu marido e os três filhos vão ficar surpresos. Estou me sentindo importante. Quero só agradecer as pessoas que nos proporcionaram este dia, afirmou Sandra.
Jussara Moreira de Paula Knob , que no momento está recebendo auxílio do INSS devido a uma cirurgia, foi selecionada em sorteio do Centro de Assistência Social do São Pedro. Para ela, foi um dia muito bom.
A auxiliar de produção Yennifer Andreina Alvarez Subero, 25 anos, também foi selecionada pela Assistência Social. Ela é venezuelana e mora aqui há seis anos.
Estou muito contente. Nem sempre sobra dinheiro pois tem aluguel, energia, comida e outras despesas. Até pretendo aproveitar e fazer um passeio com meu marido e os três filhos no Centro e ir comer sorvete, disse.