Kit de perfuração de poços beneficiou 564 famílias em Chapecó

Em apenas um ano e meio a Prefeitura de Chapecó já beneficiou 564 famílias como kit de perfuração poços que foi cedido em 2021, da Secretaria de Estado da Agricultura, para o município. No período foram perfurados 45 poços, sendo que 21 deram água e outros 24 foram improdutivos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Mauro Zandavalli, graças ao equipamento, que é operado por servidores municipais, estão sendo atendidas comunidades que tinham problemas crônicos de falta de água. Isso ameniza os impactos em períodos de estiagem.

Zandavalli informou que, no momento o equipamento está no Alto da Serra e, na sequência, vai para a linha Baronesa da Limeira. Na semana passada houve uma reunião na Prefeitura, com o prefeito João Rodrigues e a Casan, para definir ações que atendam mais de 300 moradores da comunidade que sofrem com a falta de água. Entre as ações estão a perfuração de um poço, novos reservatórios e a extensão de rede da Casan.

O diretor de Agricultura, Jonas Bringhenti, disse que, além de fazer os poços, a Prefeitura também ajuda com a abertura de valas para a instalação das redes nas comunidades. Já o encanamento e a instalação fica por conta dos moradores.

O prefeito João Rodrigues destacou que, em 2014, quando ainda era secretário de Estado da Agricultura, recebeu três kits de perfuração de poços solicitados ao Governo Federal. Mas depois houve dificuldades de operação e um dos kits ficou parado há sete anos, até que em 2021, quando assumiu a prefeitura, Rodrigues conversou com o então secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, e os equipamentos foram trazidos para Chapecó. A Prefeitura reformou os equipamentos e os colocou em operação, beneficiando a comunidade.

POÇOS/BENEFICIADOS

Linha Pequena: 60