Na terça-feira (30), o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Pequeno Príncipe promoveu atividades relacionadas ao projeto "Konsumonstros", com o objetivo de conscientizar as crianças sobre os impactos do consumo exagerado e a importância da reciclagem. Ao longo do mês de maio, as turmas de Crianças Bem Pequenas (CBP) e Pequenas (CP) participaram das atividades do projeto.
As ações iniciavam na Biblioteca do CEIM, com a contação da história e se estendiam para a sala de aula, onde os alunos tinham a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos e explorar formas criativas de reutilização de materiais recicláveis. Neste dia, as crianças finalizaram a construção de um boneco monstro, utilizando materiais reutilizados como plástico, metal e outros.
O CEIM organizou uma exposição de brinquedos de materiais alternativos construídos pelas crianças e seus familiares, como forma de mostrar os resultados do trabalho desenvolvido ao longo do projeto, além de incentivar o compartilhamento de ideias e o envolvimento das famílias na conscientização sobre consumo e reciclagem.
Mirtes Carine Rambo, mãe da pequena Heloísa Rambo Padilha, de 4 anos, contou que foi muito divertido construir o brinquedo com a filha. A gente desperdiça tanta coisa, joga tanta coisa fora e às vezes é mais divertido brincar com coisas criadas em casa do que com os brinquedos que eles queriam tanto comprar, disse ela. Já Heloísa, que ouviu a história atentamente, disse que não podemos comprar tudo que queremos como os monstrinhos do livro, pois segundo ela não precisamos comprar tudo que é legal ou bonito, precisamos pensar se realmente precisamos daquilo.
O projeto "Konsumonstros" tem se mostrado uma iniciativa valiosa para despertar a consciência ambiental nas crianças desde cedo. Ao abordar questões importantes como consumo consciente, reciclagem e reutilização, o projeto promove a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente, expressou Astrit Tozzo, Secretária Municipal de Educação.