No final do mês de maio, iniciaram os treinamentos para a primeira fase da VI Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense, a VI OMOC. Organizada pela UFFS-Chapecó por meio da coordenação dos professores Milton Kist, Janice Reichert, Divane Marcon e estudantes da graduação em matemática, a olimpíada consolida-se em sua 6ª edição como uma das mais importantes do país, abrangendo 65 escolas de 19 municípios na edição de 2022.
A Rede Municipal de Ensino de Chapecó é parceira desse projeto de extensão desde sua primeira edição e busca por meio dos treinamentos desenvolver o interesse e a aprendizagem matemática dos nossos estudantes, destacou a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.
Neste ano, a Rede Municipal de Ensino está realizando treinamentos com 500 alunos que, divididos em 10 grupos, terão dois dias de atividades específicas com listas preparatórias. O articulador de matemática da rede municipal, Guilherme Vogt, contou que em 2022, os estudantes da rede conquistam 35 medalhas na V OMOC, sendo 5 ouros, 8 pratas, 11 bronzes e 11 menções honrosas. Nossa expectativa é aumentar o número de participantes e de conquistas, além de aproximar cada vez mais os jovens do estudo da matemática, disse ele.
A professora Divane Marcon explica que a intenção da universidade é estimular os alunos a estudar matemática através de problemas que desenvolvam o raciocínio e os façam usar diferentes estratégias na resolução, o que, segundo ela, ajuda em todas as áreas do conhecimento e da vida. Trazer os estudantes para conhecer a universidade é incentivá-los a estarem aqui é emocionante vê-los, juntamente com seus familiares, recebendo as premiações, destacou Divane.
A primeira fase da Olimpíada ocorrerá em 24 escolas no dia 29 de agosto. A prova é composta por 10 questões objetivas e estarão aprovados para a segunda fase os alunos que acertarem pelo menos 6 questões.