Background

Notícias

Crianças do CEIM Juliana preparam brigadeiro saudável

Compartilhar

A turma de Crianças Pequenas (C - vespertino) do CEIM Juliana Sive Pommerening, está vivenciando diversas ações que envolvem um tema muito importante na infância: a alimentação saudável. Por meio de contação de histórias, exploração de alimentos, teatro e músicas, o assunto é desenvolvido pelas estagiárias do curso de Nutrição da UCEFF sob mediação da professora regente Marilene Giacomoni.

O objetivo do projeto é estimular o interesse pela alimentação e o reconhecimento dos alimentos saudáveis pelas crianças, bem como incentivar o desenvolvimento de hábitos saudáveis e a boa alimentação. Uma das atividades mais aguardadas, foi o preparo de uma deliciosa e saudável receita de brigadeiro de banana. As crianças “botaram a mão na massa” e amassaram as bananas. Com um “passe de mágica”, feito pelas estagiárias, a receita foi para o fogão e a massa apareceu pronta para a turma enrolar os brigadeiros.

“Está uma delícia!”, revelou Kauane Spica, de 5 anos, ao provar o brigadeiro. Ela contou que, junto com os colegas, aprendeu sobre os alimentos saudáveis e sobre o cuidado com o consumo do açúcar. “Esta receita tem muita vitamina para a gente ficar forte e eu gosto de comer banana todos os dias. Eu vou preparar esse brigadeiro em casa com a minha mãe!”, revelou Kauane.

As estagiárias Isadora Gallon Basso e Sarita Cararo explicaram que “nossos comportamentos e hábitos alimentares se iniciam e são moldados ainda na infância. Sendo assim, uma vez que somos ensinados a realizá-los de forma saudável, com refeições equilibradas, coloridas e ricas em nutrientes, as chances de mantermos esses comportamentos e hábitos saudáveis na fase adulta aumentam muito”. Elas explicaram que o intuito de preparar o brigadeiro foi mostrar para as crianças que é possível substituir o doce do açúcar refinado pelo açúcar natural presente nas frutas e a preparação continuar saborosa. “Visamos proporcionar a experiência de que o saudável também é gostoso, ampliando a visão das crianças sobre as possibilidades acerca dos alimentos saudáveis, estimulando e incentivando escolhas alimentares saudáveis desde já”, concluíram.

“As crianças, no geral, adoram brigadeiros! Por isso é importante mostrar uma forma alternativa e saborosa desse doce. Alimentação é assunto sério, que pode e deve ser dialogado com as crianças para que elas tenham hábitos alimentares saudáveis em suas vidas, prevenindo problemas de saúde”, disse a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
Chape

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?