Lançado o 1º Edital de Participação Público Privada de Chapecó

A Administração Municipal realizou nesta quinta-feira (19) o lançamento do Edital de Participação Público Privada do Município. A concessão pública para exploração do Parque Medellín, é o primeiro edital nesta modalidade de Chapecó onde a Prefeitura entra com o espaço público e a iniciativa privada com a infraestrutura. O espaço poderá ser explorado economicamente pela empresa vencedora, mas ela deverá atender requisitos que estão previstos no edital. De acordo com o Prefeito Luciano Buligon a iniciativa trará inovação e modernização administrativa. “Nós assumimos o compromisso de fazer uma gestão moderna e acima de tudo de cuidar do interesse público. O edital é destinado justamente para que a iniciativa privada apresente boas propostas que desenvolvam e preservem o patrimônio público por um prazo de dez anos”, reforça o Prefeito.

O Parque Medellín localizado no Loteamento Avenida foi lançado em abril de 2017 durante a visita do Prefeito da cidade colombiana de Medellín, Federico Gutiérrez Zaluaga. Com a assinatura do edital, as empresas interessadas em desenvolver a infraestrutura do espaço que possuiu uma área de 109 mil metros quadrados, terão um prazo de 45 dias para apresentar as propostas. Os projetos apresentados deverão conter espaços de lazer poliesportivos, playground, academia de ginástica ao ar livre, pista de caminhada e também um Memorial em homenagem a cidade colombiana Medellín e à Associação Chapecoense de Futebol. “Este é um importante passo para Chapecó e queremos que se estenda para outros espaços. No caso do Parque Medellín, uma comissão irá avaliar as melhores propostas, que atendam os requisitos técnicos e financeiros, para então definir a empresa apta para explorar o espaço”, explica Buligon.

O Projeto de Lei que autoriza a criação de Parcerias Público Privadas foi aprovado pela Câmara de Vereadores no final de 2017. A Lei Complementar nº 605, autoriza o Poder Executivo a liberar concessões e permissões de serviços, obras e bens públicos em Chapecó. Além do Parque Medellín, o objetivo da Administração é buscar empresas interessadas em explorar também os serviços do Aeroporto, Terminal Intermunicipal de Passageiros, Arena Condá, Parques e Praças, Mobiliário urbano de uso e utilidade pública e ainda a Cidade inteligente e conectada, governo digital.