Dia do Livro Infantil é comemorado em diferentes espaços

Olhos e ouvidos atentos para não perder nenhum detalhe. A última quarta-feira (18) foi dia um dia especial na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella. Para comemorar ao Dia do Livro Infantil, uma atividade especial aproximou as crianças das histórias. Personagens que antes eram lidos e imaginados, saíram das páginas e tomaram forma pela interpretação do artista Mateus Spech.

A atividade envolveu alunos entre 7 e 8 anos de idade, da EEB Nelson Horostecki e segundo a Bibliotecária Caroline Miotto é uma maneira de estimular a leitura, despertar o interesse dos alunos pelos livros e contribuir para o desenvolvimento das crianças. “Esse contato com os livros ainda na infância é muito importante para que os alunos cresçam tendo o hábito prazeroso da leitura, instigados a procurar os livros e encontrar neles cada vez mais histórias”, disse.

As atividades também aconteceram no Centro de Educação Infantil Municipal Pequeno Príncipe. O objetivo foi familiarizar as crianças com os livros. O momento especial envolveu contação de histórias preparada pela equipe gestora e professores da instituição.

Para a Secretária de Educação, Sandra Maria Galera, o livro é uma ferramenta fundamental desde o primeiro ano de vida da criança. “Os nossos alunos precisam encontrar nos livros um aporte de conhecimento a mais para a vida. É na interpretação das histórias infantis que as crianças descobrem um mundo só seu, podendo auxiliar no seu desenvolvimento, nas suas experiências diárias e até mesmo nas suas emoções”, conta.

Lançamentos

Voltado ao público infantil a obra “O menino condá e a lenda do lobo mau” será lançado nesta sexta-feira (20), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. O livro é escrito por Marco Aurélio Nedel, com ilustrações de Samicler Gonçalves, e traz a história do pequeno Vitorino Condá, que mais tarde se tornaria o maior líder indígena do sul do brasil no século XIX. Aborda fatos históricos e relatos cotidianos do índio Condá. A cerimônia de lançamento acontece às 19h30 na Sala Ely Camargo.

Já no dia 27/04 será lançado o livro “Formação de professores para a alfabetização de alunos com deficiência”. A obra é de autoria de Elci Schroeder Lucachinski e Celso Francisco Tondin, e será publicada pela Editora Appris, de Curitiba-PR. Analisa a formação proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), discutindo as relações que se estabelecem entre o que é previsto nos documentos oficiais e o que é vivenciado na formação cotidiana, no que tange à orientação da prática alfabetizadora com alunos com deficiência.