Background

Notícias

Identidade, eu e os outros

Compartilhar

A identidade é um conceito do qual faz parte da ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguida de todas as características físicas, até mesmo o modo de agir, pensar e a história pessoal, onde a escola tem papel fundamental na construção. Foi pensando nisso que a professora Simone Mazon do Ceim Carmem Pelizza localizado no Bairro Líder, decidiu instigar nos alunos o interesse em identificar seus próprios gostos e preferências, conhecer suas habilidades, seus limites e por fim reconhecer-se como um indivíduo único em meio a tantos outros.

A professora Simone Mazon explica que com esse projeto a ideia era que as crianças identificassem as letras. “Durante a realização dos trabalhos, houve a necessidade de embasar o projeto com a história da escrita, porque através dela as crianças iriam adquirir novos conhecimentos, compreender e tornar significante a vivência diária com as letras, reconhecendo sua função social”, explicou.

Através da história da escrita, os alunos puderam compreender o significado do seu nome, as letras que o compõe, percebendo que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola, na comunidade, com que identifiquem símbolos, compreendam as fases do desenvolvimento humano (ciclo da vida), consigam perceber a evolução da humanidade, e, por fim, de sua própria história. “Também foram realizadas diversas atividades contextualizando sobre a importância em se conhecer e conhecer o outro”, comentou.

De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, a criança está sempre em contato com a escrita. “Trabalhar isso de forma lúdica é um modo de inseri-los na sociedade, sendo muito importante que ela conheça a si e ao outro, compreendendo assim sua evolução, tornando-a parte de sua história e com identidade própria”, enfatizou.