Background

Notícias

Período de coleta de galhos inicia no mês de maio

Compartilhar

A Administração Municipal inicia o período de coleta de galhos na área urbana a partir do mês de maio. O cronograma com as datas específicas de recolhimento para cada localidade será feito por etapas, dividindo os serviços em regiões.

A coleta inicia no dia 07 de maio e prossegue até o dia 06 de setembro, passando pelos principais bairros, na área central e uma esquipe específica para atender a região da grande Efapi. Realizada em parceria entra a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Superintendência da Efapi, a proposta da Administração Municipal é auxiliar a população no período de poda de árvores, dando o destino adequado aos galhos descartados.

Importância da poda consciente

A Administração orienta ainda a comunidade sobre a necessidade do cidadão executar a poda observando o cronograma de coleta. “Precisamos que a população fique atenta aos dias específicos de coleta e realize a poda de acordo com o cronograma estipulado, evitando o acúmulo desnecessário de galhos e a consequente proliferação de insetos”, ressalta o Secretário.

Ele alerta ainda que a população não deve realizar a poda de arbustos localizados em espaços públicos, como passeios, praças, parques e canteiros centrais. O código de Posturas de Chapecó (Art. 33) proíbe a poda, corte, pintura, derrubada ou sacrifício da arborização pública. É caracterizado como crime danificar, destruir ou lesar plantas ornamentais de logradouros públicos (Lei 9.605/98).

A Prefeitura alerta que o cronograma poderá sofrer alterações devido às condições climáticas. Dúvidas ou denúncias de poda irregular em árvores localizadas em espaços públicos podem ser realizadas na Secretaria de Infraestrutura Urbana, através do telefone 3319-3600.