Festival Nacional de Teatro: Espetáculos para toda a comunidade

Pelas ruas, praças, teatros eescolas, o Festival Nacional de Teatro segue sua programação oficial levando às artes cênicas para todos os cantos do Município. Durante esta semana, em meio à rotina e ao cotidiano dos moradores os espetáculos se espalharam pela cidade chegando ao Terminal Urbano de Passageiros, Aldeia Indígena e comunidade do interior.

De acordo com o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva, a ideia é levar o Festival para todos os lugares. “Esta décima edição traz como foco a descentralização dos espetáculos teatrais. Queremos a arte inserida no cotidiano das pessoas, chegando às comunidades, e oportunizando essa experiência cultural, para pessoas que nunca assistiram a uma peça”, disse.

Até à tarde desta quinta-feira (26), 17 apresentações de 13 Espetáculos Teatrais marcaram as atividades. Já passaram pelos diversos palcos do Festival, além de grupos locais que movimentam o cenário cultural regional, companhias e grupos de teatro de Jaraguá do Sul–SC, Rio de Janeiro–RJ, Teresópolis–RJ, Curitiba–PR e Joaçaba-SC. Até o próximo sábado (28), 26 sessões teatrais terão sido apresentadas.

Conforme os registros da Secretaria de Cultura, já assistiram aos espetáculos cerca de 5 mil pessoas, entre a comunidade chapecoenses, moradores de cidades vizinhas, estudantes de 2 universidades, pessoas em acompanhamento pelo Cras, Caps, Centro de Convivência dos Idoso, Adevosc, além de 30 escolas das rede pública e privada de ensino.

Pelas Ruas

A Cia Enviezada, de Teresópolis, no Rio de Janeiro, trouxe para Chapecó o Espetáculo “Uma intervenção urbana”. A peça iniciou no Terminal Urbano e percorreu a cidade até o Calçadão na Benjamin Constant. Com a proposta contemporânea do teatro de rua, o enredo, ouvido pela plateia por meio de fones de ouvido e um mp3 oferecido pela Companhia, estimulou a comunidade a olhar ao redor.

De maneira reflexiva o espetáculo tomou conta das ruas, incentivando o convívio e o contato com a arte e instigando a plateia a prestar atenção ao que acontece no caminho. Uma maneira simples de humanizar a rotina.

“A ideia é justamente estimular as pessoas a sentirem algo quando assistem a um espetáculo teatral. Seja empatia, alegria ou estranhamento. O papel da arte é justamente trazer as emoções para a vida das pessoas”, disse a Coordenadora do Festival de Teatro, Damiana Fernandes Melo.

Pelo interior

A Cia ContaCausos de Chapecó, levou até a Escola Indígena Fen Nó, na Aldeia Condá, toda a ludicidade do Espetáculo “Foi coisa de Saci”. A quadra esportiva na instituição foi o palco para a contadora de histórias Josiani Geroldi, trazer todo o encantamento do teatro para crianças, adolescentes e professores, que esperavam ansiosos pela atividade. O Espetáculo envolve conto popular, folclore brasileiro, contado a partir de pesquisas, causos e relatos.

Para o Prefeito Para o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, “Ninguém sai o mesmo de um espetáculo teatral. A arte tem esse pode transformador. Melhora o dia e a vida das pessoas, e essa é a intenção do Festival”, explica.