A solenidade de abertura da Semana da Pátria em Chapecó foi realizada na manhã desta sexta-feira, na Praça Coronel Bertaso. Foi realizado o acendimento da pira, o hasteamento de bandeiras, execução do hino nacional na voz da professora Juliana Winkler e pronunciamento de autoridades.
A aluna Shileyli Jean, da EPC Cyro Sosnoski fez uma belíssimo discurso ao contar a história de sua família, que deixou a terra natal no Haiti em busca de novas oportunidades em Chapecó. Ela mencionou o acolhimento recebido na cidade e como isso emocionou a família dela.
A diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Chapecó Márcia Wurzius representou o prefeito João Rodrigues e falou em seu nome. Celebrar a Independência do Brasil é relembrar o significado do que é ser patriota: A busca dos brasileiros para fazer da nossa terra um lugar cada vez mais acolhedor, com oportunidades de trabalho e prosperidade para todos que vivem em nosso país, especialmente em Chapecó. Hoje, declaramos aberta a Semana da Pátria e convidamos a todos para assistir ao Desfile de Sete de Setembro, disse Márcia.
A vereadora Sueli Suttili representou a Câmara de Vereadores e destacou que o momento é de reflexão sobre o sentido da Pátria e parabenizou a Rede Municipal de Ensino pela escolha do tema deste ano que celebra a Educação e a Cultura da Paz.
Também estiveram presentes na abertura a diretora administrativa da Secretaria de Educação, Daniela Regina Moratelli Cunha representando a Secretária de Educação Astrit Tozzo, o capitão PM Jardel Lúcio Bocchi, representando o comando da Polícia Militar Ambiental, o Subtenente Tarcísio Beccari representando o comando do Corpo de Bombeiros, o 1º sargento Flávio Marinho Glovacki, representando o 25º Grupamento de Polícia Militar Rodoviária, o comandante Roger Lima representando a Guarda Municipal, o superintendente regional Fernando Flávio Limp Perillo, representando a Polícia Científica, o coordenador Valter Luciano Hüning, representando a Defesa Civil, Deise Imara Schilke, vereadora e Jaqueline Weiler Brock, coordenadora regional de Educação também compuseram o palanque oficial.
No dia 7 de setembro, a partir das 8h, participarão do Desfile Cívico a Banda do Programa Viver, representantes das 84 instituições de ensino do município, divididos em cinco núcleos, escolas estaduais, escolas particulares, Centro de Educação Profissional - CEDUP, bombeiro civil Kids, Cooperativa de Educação de Professores e Especialistas - COOEPE, representantes das universidades, dos escoteiros e das forças de segurança também desfilarão. Ao todo são esperados cerca de 2814 participantes.