A equipe da ACV/UNOESC/Prefeitura de Chapecó esteve na tarde desta quinta-feira no gabinete do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, para mostrar o troféu de vice-campeã do Festival Internacional Universitário disputado na Rússia, em agosto. O prefeito também recebeu de presente uma camisa do time. O presidente da Fundação de Esporte de Chapecó, Agnaldo Veriato Pereira, e o gerente Administrativo, Rafael Foppa, também estiveram presentes.
A competição contou com 12 equipes da Rússia, Bielorússia, Sri Lanka, Nigéria, Uganda, Argentina, China e Brasil. A ACV/Unoesc foi indicada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário, por ter sido campeã nacional no ano passado.
Os resultados foram os seguintes:
Primeira fase
ACV / UNOESC / CHAPECÓ (Brasil)3 X 0 (25x02 / 25x02 / 25x05)
University of Vavuniya (Siri Lanka)
ACV / UNOESC / CHAPECÓ (Brasil) 3 X 0 (25x17 / 25x14 / 25x13) Yanka Kupala State University of Grodno (Bielorússia)
Quartas-de-final
ACV / UNOESC / CHAPECÓ (Brasil) 3 X 1 (25x21 / 26x24 / 23x25 / 25x19) Cherepovets State University (Rússia)
Semifinal
ACV / UNOESC / CHAPECÓ (Brasil) 3 X 0 (25x18 / 25x19 / 27x25) Bashkir State Agrarian University (Rússia)
Final
ACV / UNOESC / CHAPECÓ (Brasil) 0 X 3 (17x25 / 17x25 / 15x25) Ural State University of Economics (Rússia)
O técnico da equipe, Michel Guimarães, destacou que além do vice-campeoanato a central Vitória e a ponteira Aila foram destaques e integraram a seleção da competição.
Foi uma experiência muito positiva tanto no aspecto sociocultural, pois a maioria das atletas nunca tinha viajado para o exterior e pudemos conhecer locais históricos da Rússia, quanto no aspecto competitivo, com um desempenho nunca visto da equipe, perdendo só para o time que é praticamente a seleção russa universitária. As estruturas de alojamento e as Arenas de Competição eram de nível de Olimpíadas e Campeonatos Mundiais. Agora vamos nos preparar para as competições estaduais e nacionais, disse o treinador.