Background

Notícias

OUTUBRO ROSA - Secretaria de Saúde promove atividades para mulheres

Compartilhar

Neste mês de outubro a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde busca sensibilizar ainda mais para as ações de promoção e prevenção do câncer de mama e colo do útero. Diversas atividades e ações serão organizadas durante o mês para intensificar os cuidados com a saúde feminina.

No dia 07 de outubro, sábado, das 13h às 16h, o Centro de Saúde da Família Sede Figueira realizará Rua de Lazer, ação intersetorial, de promoção da saúde, voltadas para o Outubro Rosa. Depois será realizada uma grande ação, o SÁBADO D, no dia 21 de outubro, das 9 às 15 horas,em todos os Centros de Saúde da Família, promovendo a saúde da mulher, com coleta de citopatológico, solicitação de mamografia, atualização cadastral, novos cadastros, cadastros no Tele.Saúde Chapecó, pesagem do Programa Bolsa Família, ações de Saúde Bucal e,também, aCampanha de Multivacinação.

Dados

No Brasil, em 2023, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), já se estima a ocorrência de 73.610 novos casos de câncer de mama. Esses dados demonstram a importância de se falar sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer em mulheres depois do câncer de pele, com mais de 2,2 milhões de casos em todo o mundo, todos os anos. Já o câncer de colo do útero é a terceira neoplasia com maior incidência entre mulheres, tendo uma estimativa de 17.010 casos novos no ano de 2023.

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 a 69 anos de idade e a coleta do citopatológico é preconizada a partir dos 25 anos de idade, mas cada situação deve ser avaliada individualmente. A vacinação em conjunto com o exame preventivo (Papanicolaou), se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada, deverão realizar o exame preventivo, pois a vacina não protege contra todos os subtipos oncogênicos do HPV.

De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, as estratégias e ações de identificação e rastreamento precoce de câncer são extremamente importantes, pois a identificação nas fases iniciais aumenta as chances de tratamentos menos agressivos e taxas de sucesso satisfatórias.

Ele explica que até o mês de setembro de 2023 foram solicitadas mais de 10 mil mamografias e 17.360 coletas de citopatológico nos centros de saúde do município. Nesse mesmo período foram registrados mais de 50 casos de câncer de mama e 22 novos casos de câncer de colo do útero, sendo 19 óbitos por câncer de mama e 7 por colo do útero.

“Realizamos ações durante o ano todo, buscando a prevenção da doença e a promoção da saúde. Mas no mês de outubro, elas ganham ainda mais intensificação. Convidamos a todas as mulheres para procurarem o atendimento e ficar com os exames em dia”, comentou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?