Equipes técnicas do CREAS I, CREAS II, Inovamente, Serviço de Acolhimento Familiar, Serviço de Acolhimento Institucional e do Programa Apadrinhamento Afetivo estão participando de uma semana de capacitação e treinamento. As atividades estão acontecendo no auditório do CRAS Líder e estão envolvendo cerca de 30 pessoas, com 32 horas de capacitação.
De acordo com a Secretária da Família e Proteção Social, Ariete Lauxen, a capacitação foi contemplada com recurso do Fundo Especial para Infância e Adolescência - FIA, ao qual as equipes dos CREAS submeteram projeto para contemplação em edital, sendo escrito e aprovado em 2023. O tema da capacitação é os desafios do trabalho em grupos socioeducativos com famílias compostas por crianças e adolescentes em contextos de violências em prol da garantia de direitos sociais. Esse é um tema muito importante e relevante para as equipes e para os dia a dia das atividades de cada um deles", comentou.
Ela destacou ainda que o objetivo é instrumentalizar o trabalho da equipe técnica em grupos psicoeducativos com famílias de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, visando o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Qualificar os atendimentos em grupo, atualizar as metodologias de trabalho, aprimorar as estratégias e construir novas estratégias e técnicas para trabalho interdisciplinar com famílias, visando o fortalecimento das funções protetivas e a superação das vulnerabilidades, disse.