Aos 65 anos, em sua primeira prova de corrida, a aposentada Sueli Nottar fez 5 km em 36 minutos na 5ª Corrida Rústica do 2°Batalhão de Polícia Militar. A prova foi realizada no domingo e ela ficou em 5º lugar na categoria 60 a 65 anos. Com apenas dois meses de treinamento Sueli contou com o apoio e incentivo do professor Alvaro Cezar, da equipe multidisciplinar do Posto de Saúde Norte.
O professor Alvaro Cezar conta que a Dona Sueli chegou para ele certo dia e disse que adoraria correr. Ele organizou a sua agenda e conseguiu ajustar um grupo para as segundas-feiras de manhã no Ecoparque. Começamos há pouco tempo, por enquanto o grupo está pequeno, só eu e a dona Sueli, mas tem vagas abertas e esperamos toda a comunidade para participar, comentou.
No primeiro treino dos dois, poucos metros e minutos foram completados com a corrida, mas como ela sempre cuidou da saúde e da alimentação, com treinos constantes e ajustados, conseguiu evoluir e avançar na atividade física. Ela tinha com meta, essa corrida rústica. Focamos nos treinos, e na preparação. Ela conseguiu alcançar uma boa classificação. Estamos muito contentes com o resultado, afirmou.
O professor conta ainda que nas duas últimas semanas, antes da prova, alguns imprevistos aconteceram. A dona Sueli teve uma gripe forte, depois as chuvas que atrapalharam os treinamentos. Mas mesmo assim, estive do lado dela para finalizar a prova no domingo. Ficamos muito felizes pois foi pouco tempo para essa preparação. Ela é um exemplo para toda população. Tem que envelhecer e se manter ativo, fazendo atividade e não depender dos outros. Essa é a melhor saúde que uma pessoa pode ter, disse Álvaro.
CORRIDA
A corrida sempre foi uma paixão da Sueli, que tentava sozinha praticar a atividade física. Eu tentava sozinha, mas não tinha as técnicas por exemplo, para melhorar a respiração. Com o apoio do professor, consegui melhorar, evoluir e correr os meus primeiros 5 quilômetros. Estou feliz em conseguir, mas principalmente de cuidar de mim e de minha saúde, que sempre foi o principal objetivo, afirmou.
Sueli destaca que ficou feliz com o resultado, mas que na próxima prova, que será em dezembro, quer chegar ao podium. Eu vou treinar ainda mais e cuidar da saúde, para chegar lá. Hoje, um dia depois da prova, eu estou bem, não sinto dores, e estou preparada para correr mais, comentou.
Ela agradeceu ainda o apoio do professor, que além de ser um bom profissional, é um ser humano incrível. Ele tem um carinho e se dedica ao trabalho. Eu corri e me dediquei, também para valorizar o trabalho dele. Ele é um merecedor, disse.
GRUPO
Quem tiver interesse em participar, o grupo acontece toda segunda-feira às 8 horas no Ecoparque. Basta chegar com os documentos pessoais e o cartão do posto. Quem tiver interesse, está convidado para participar. Com acompanhamento profissional.
Equipe multiprofissional
Hoje a Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Chapecó conta com equipe de profissionais multiprofissionais que atuam em apoio a Estratégia Saúde da Família. São 05 educadores físicos que atendem as unidades de saúde divididas por territórios (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro). Ao todo eles estão com 34 grupos em andamento, dentre esses grupos tem grupo de corrida, grupo de caminhada, grupo de atividade física e grupo academia ao ar livre. As equipes são compostas por psicólogos, assistente social, farmacêuticos, nutricionista, educador físico e fisioterapeutas.